SEGURANÇA: Delegados de todo país elegem lista tríplice para escolha do novo diretor-geral da PF

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Nesta segunda-feira, os delegados de Polícia Federal participaram de uma eleição para selecionar três representantes da categoria que vão ser apresentados ao presidente interino Michel Temer escolher o novo diretor-geral da PF. Delegados de todo país puderam eleger a listra tríplice da PF por meio eletrônico, ou seja, pela internet. Para os delegados, a escolha do novo diretor-geral da PF por meio de uma lista tríplice vai evitar que o novo gestor do órgão seja indicado por acordos políticos, como explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral
 
“Todos os delegados estão votando. É um processo eletrônico com auditoria totalmente seguro para evitar qualquer tipo de intercorrência. Houve nove candidaturas de delegados de classe especial, da última classe da nossa carreira. A partir desse processo, nós temos a garantia que o diretor-geral não vai ser indicado através de bastidores, de acordos políticos, mas sim, em razão da sua qualidade e do seu compromisso com a Polícia Federal e do seu compromisso com a sociedade brasileira”.
 
REPÓRTER: Os candidatos à lista tríplice para a escolha do novo diretor-geral da Polícia Federal são: delegado Jerry Oliveira, de Sorocaba, Gesival Gomes e José Roberto Hora, da cidade de Santos, São Paulo; Erika Marena, do Paraná; Rodrigo Teixeira, Marcelo Freitas e William Nascimento, de Minas Gerais, Luiz Carlos Cruz, do Rio de Janeiro, e Bergson Silva, de Alagoas. O presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, lembra que o resultado da eleição vai ser anunciado nesta terça-feira e que os três nomes mais votados vão ser entregues ao presidente interino Michel Temer.
 
SONORA: presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral
 
“O resultado vai ser divulgado na terça-feira, às 11 horas na sede da ADPF. Nós faremos a abertura do resultado e a divulgação. Nós vamos agendar com o presidente e aguardar que ele nos receba para entregar, pessoalmente, ao presidente Michel Temer a lista com os três delegados mais votados para dirigir a Polícia Federal”.  
 
REPÓRTER: Além da indicação do diretor-geral, os delegados de Polícia Federal esperam que o cargo tenha mandado fixo de, no mínimo, três anos, para que o diretor não seja trocado por vontade política do governo. Essas medidas estão previstas em Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que aguarda para ser votada na Câmara dos Deputados. Quando passar a valer, a Polícia Federal vai se desvincular do ministério da Justiça e passará a ser um órgão com autonomia administrativa e orçamentária.
 
Reportagem, Cristiano Carlos

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.