SEGURANÇA: CCJ da Câmara vota admissibilidade da autonomia da PF nesta terça-feira (14)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados deve votar, ainda nesta terça-feira (14), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição que prevê a autonomia administrativa e orçamentária da Polícia Federal. Para os delegados da PF, a proposta vai fortalecer o combate à corrupção e melhorar a administração da instituição, que hoje é subordinada ao ministério da Justiça, entre outras. O deputado Federal, Fausto Pinato, do PP de São Paulo, é um dos parlamentares a favor da aprovação da PEC. Ele espera que os colegas da CCJ aprovem a admissibilidade da proposta.
 
SONORA: deputado Federal, Fausto Pinato, PP-SP
 
“Já passou da hora. Apenas uma admissibilidade, ou seja, admitir uma PEC para ser discutida de maneira mais abrangente não vejo problema nenhum para os colegas não aprovar a admissibilidade dessa PEC, a PEC que sem dúvida nenhuma, vem de encontro com o anseio que a sociedade quer”.
 
REPÓRTER: A PEC 412 tem parecer favorável do relator da proposta, deputado Federal João Campos, do PRB de Goiás. Após a aprovação da admissibilidade na CCJ, uma comissão Especial deve ser criada para discutir o mérito da proposta e realizar audiências antes que seja aprovada de forma definitiva. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, lembra que a PEC da autonomia da PF está parada na CCJ da Câmara há mais de sete anos e que agora é o melhor momento para aprovação da proposta.
 
SONORA: presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral
 
“A PEC já está há mais de sete anos na CCJ. Ela já foi discutida, ela já foi avaliada. Nós entendemos que agora é o momento de votar e outros debates como audiência pública devem ser realizados na próxima comissão que é a comissão Especial”.
 
REPÓRTER: Uma campanha pela autonomia da Polícia Federal está sendo realizada pelos delegados em todo país. Até o momento, a autonomia da instituição já teve apoio de milhares de pessoas e entidades classistas como a Confederação Nacional da Indústria, CNI, por exemplo.
 
Reportagem, Cristiano Carlos  

 

  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.