SEGURANÇA: Câmara estuda incluir no seguro de carro danos causados por vandalismo ou ações da natureza

A proposta vale para danos causados por enchentes, tempestades, deslizamento de terras, queda de árvores, além de danos causados por tumultos, vandalismo, motins e greves.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Uma proposta que inclui entre as coberturas de seguros de automóveis, os danos causados por vandalismo ou por ações da natureza, está sendo analisada pela Câmara dos Deputados. O substitutivo aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor define como eventos da natureza enchentes, tempestades, deslizamento de terras, queda de árvores e outros fenômenos. A proposta também estende aos consumidores proteção causados por tumultos, vandalismo, motins e greves. O administrador de empresas, Cláudio Ferreira, de 50 anos, aprova a ideia.

TEC./SONORA: Cláudio Ferreira, administrador de empresas, 50 anos.

"Eu acho importantíssimo esta iniciativa. Deveria ser coberto pela seguradora. Com toda sinceridade, eu acho que já deveria ter sido aprovado isto a mas tempo."

LOC.: O corretor de seguros, Daniel Bruno, explica que o seguro contra acidentes decorrentes de ações da natureza já existe, mas o seguro contra vandalismo não.

TEC./SONORA: Daniel Bruno, corretor de seguros.

"Hoje, a maioria das seguradoras já oferecem coberturas para eventos decorrentes de acidentes da natureza, isto aí já existe e os danos causados por vandalismo são danos considerados risco excluído. As seguradoras, na hora de aceitarem o contrato de seguro, elas excluem isto porque elas entendem que estes atos decorrentes de vandalismo, vão de uma responsabilidade do condutor, na hora de parar o carro próximos a locais como este."

LOC.: A proposta ainda tem que ser analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.

Reportagem, Cintia Moreira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.