SEGURANÇA: Câmara dos Deputados aprova repasse de produtos contrabandeados para combate ao crime

Forças policiais de todo país vão receber produtos apreendidos como contrabando para serem usados no combate ao crime, caso Lei seja aprovada no Senado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Policiais de todo país vão poder usar no combate ao crime produtos, bens e até valores apreendidos como contrabando em operações realizadas pela Polícia Federal. A medida está prevista em projeto de Lei aprovado na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira. Quando passar a valer, os produtos contrabandeados vão ser repassados para o Fundo Nacional de Segurança Pública, que vai distribuir as apreensões para os estados, municípios e para o Distrito Federal. Antes, o texto previa que apenas a Polícia Federal ficaria responsável em receber os produtos. Mas, o deputado Federal, Ságuas Moraes, do PT do Mato Grosso, apresentou uma emenda que destina os produtos apreendidos em contrabando para o Fundo Nacional de Segurança Pública. Para ele, a medida vai ajudar o combate ao crime em todo país e também vai desafogar os galpões onde estão estocados centenas de toneladas de produtos apreendidos.  
 
SONORA: deputado Federal, Ságuas Moraes, PT - MT
 
"Nós entendemos que desse modo todos os estados passam a ter parte desses recursos, que antes seriam destinados só à Polícia Federal. Ele indo para o fundo cria a possibilidade de os estados acessarem esses recursos e reforçar o combate ao crime organizado."
 
REPÓRTER: Antes de passar a valer, a projeto de Lei que destina os produtos apreendidos em contrabando para as polícias de todo país segue para análise no Senado.

 

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.