SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP): Tocha Olímpica percorre 12,8km neste sábado (23)

64 condutores vão participar do evento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Faltando poucos dias para o início dos Jogos Rio 2016, a Tocha Olímpica vai chegar a São Bernardo do Campo neste sábado (23). Antes, a chama passa por Guarulhos e segue para a região do ABC. Primeiro em São Caetano do Sul, seguido de Santo André para encerrar o trajeto do dia em São Bernardo. O trajeto na cidade começa no cruzamento das Avenidas Senador Vergueiro com a Winston Churchill, por volta das quatro e meia da tarde. Ao todo, o revezamento vai percorrer quase 13 quilômetros pelas ruas do município, divididos entre 64 condutores.  Entre os escolhidos está Rafael Rodrigues, bancário de 37 anos. Praticante de esportes desde a infância, Rafael sofreu um acidente aos 17, que o deixou cadeirante. Para superar o trauma, o bancário começou praticando basquete sobre rodas e depois partiu para o ciclismo paralímpico.  Atualmente é praticante de jiujitsu e boxe paralímpico, participando inclusive de competições nas modalidades. Ele explica o quanto o esporte foi importante para a retomada das atividades após o acidente.
 
REPÓRTER: Rafael Rodrigues, personagem
“Eu fui convidado a conhecer o basquetebol em cadeira de rodas. Foi a primeira modalidade que eu vi praticado por pessoas com deficiência. E deu um novo sentido. Eu pensei ‘Nossa, não acabou a vida. Ela começou de novo’. Um pouco diferente? Sim. Mas não acabou.”
 
REPÓRTER: O percurso em São Bernardo termina no Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy. No local, atividades esportivas e atrações musicais vão agitar os espectadores. Para Leonardo Picciani, ministro do Esporte, além da festa, o espírito olímpico trás sentimentos que devem ser abraçados por todos.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos devemos defender.”
 
REPÓRTER: Para impulsionar o esporte em São Bernardo do Campo, o Ministério do Esporte investiu nos centros de treinamento de Handebol, Atletismo, Ginástica e Tênis de mesa da cidade para a compra de novos equipamentos. Além do investimento na estrutura, 59 atletas da cidade recebem o incentivo do Bolsa Atleta que somam  mais de 910 mil reais ao ano. Outros dois atletas recebem o Bolsa Pódio, entre eles, Sérgio Yoshio Sasaki Júnior, atleta da Ginástica Artística que vai competir nos Jogos Rio 2016.
 

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.