SANTA CATARINA: Primeira passagem da Tocha Olímpica acontece neste domingo (3)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Tocha Olímpica faz a sua primeira passagem por Santa Catarina neste domingo (3). Vinda do Paraná, a chama percorre três cidades do estado nesta primeira rodada: São Lourenço do Oeste, Chapecó e Concórdia. No mesmo dia, o maior símbolo dos Jogos Olímpicos segue para Erechim e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
 
Um dos revezadores da tocha no estado é o agricultor aposentado Abrelino Guarese, que mora em Chapecó. Abrelino tem 82 anos de idade e, neste ano, presidiu a Conferência Nacional dos Direitos dos Idosos. Ele deseja que a passagem da tocha pelas cidades brasileiras traga união e harmonia.
 
SONORA:  Abrelino Guarese, aposentado
“Que essa tocha represente a união, através do esporte, para todo o povo brasileiro e para todo o povo do planeta. Porque a finalidade da tocha é trazer harmonia, união... que ela leve o amor e, levando o amor, o resto vem por conta depois”.
 
REPÓRTER: Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, é justamente a união entre os brasileiros que vai representar o verdadeiro sentimento dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
SONORA: Leonardo Picciani – ministro do Esporte
É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões, dando essa força, criando no país esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, de amizade e congraçamento”
 
REPÓRTER: Santa Catarina deve receber cinco unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), um investimento de quase 17 milhões e meio de reais por parte do Ministério do Esporte. Os CIEs serão em Blumenau, Chapecó, Lages, São José e Joinville. 
 
Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, o governo federal destinou quase sete milhões e meio de reais para a construção de uma pista de atletismo no local. As federações de Judô, Tiro com Arco, Taekwondo, Maratonas Aquáticas, Ginástica e Lutas Associadas também receberam investimentos para compra de novos materiais. Além do investimento em estruturas, 457 atletas nascidos no estado são beneficiários do Bolsa Atleta, um investimento do Ministério do Esporte de mais de cinco milhões e meio de reais por ano. Outros seis atletas são incluídos no Bolsa Pódio.
 
A Tocha Olímpica volta para Santa Catarina no dia nove de julho, quando o revezamento acontece em Sombrio, Araranguá e Criciúma. Ao todo, a chama dos Jogos Olímpicos vai passar por 21 municípios catarinenses.
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.