Data de publicação: 29 de Junho de 2016, 14:00h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: A Polícia Federal luta para conquistar autonomia política e orçamentária, o que tornaria mais eficaz o combate à corrupção no Brasil. A medida é discutida na Proposta de Emenda à Constituição número 412, que tramita na Câmara dos Deputados.
Sendo o combate à corrupção uma das frentes de atuação mais intensas da Polícia Federal, o debate sobre a aprovação da PEC 412 tem ganhado o apoio de órgãos e instituições em todo o Brasil. É o caso da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, que apoia a proposta. De acordo com o superintendente da federação, Gilberto Baptista, a independência vai dar mais liberdade de investigação à PF.
SONORA: Gilberto Baptista, superintendente da FIERO
“A autonomia da Polícia Federal é fundamental para elucidar e acabar com essa forma desordenada com que anda algumas funções públicas. A questão da Petrobras é um exemplo, e vários outras saem de todos os níveis. Então a autonomia da Polícia Federal vai evitar qualquer intervenção do poder público”.
REPÓRTER: Gilberto Baptista explica porque a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia decidiu apoiar a PEC. De acordo com o superintendente, a aprovação da proposta é de interesse não apenas da população, mas também das indústrias brasileiras.
SONORA: Gilberto Baptista, superintendente da FIERO
“Nós apoiamos porque para a indústria ser respeitada dentro e fora do Brasil, precisa ter transparência nas ações. A aprovação da PEC é a garantia que de você vai acelerar o processo, vai dar maior transparência no processo de combate à corrupção”.
REPÓRTER: A PEC 412 aguarda votação na CCJ da Câmara. Entre em contato com os Deputados federais e cobre que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em www.pecdapf.adpf.org.br
Reportagem, Bruna Goularte