RIO2016: Região do Maracanã vai ter alterações no trânsito durante Olimpíadas

210 agentes vão garantir as intervenções 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Palcos das cerimônias de abertura, encerramento e dos jogos de futebol e vôlei, Maracanã e Maracanãzinho vão ser dois complexos esportivos de destaque durante os Jogos Rio 2016. Para garantir a organização e o fluxo de espectadores durante os eventos, a Prefeitura do Rio de Janeiro vai fazer mudanças no trânsito do bairro. 
 
Ao todo, 210 controladores da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro, a CET-Rio, e agentes da Guarda Municipal vão trabalhar para garantir o funcionamento das mudanças, que incluem bloqueio de vias e a proibição de estacionamento em determinadas ruas. O Maracanãzinho vai receber os jogos de vôlei entre os dias 6 e 21 de agosto.
 
A partir do dia 3, a Avenida Professor Eurico Rabelo, a Rua Visconde de Itamarati, entre a São Francisco Xavier e a Professor Eurico, Rua Isidoro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário estarão interditadas das seis da manhã a uma da manhã do dia seguinte. Também será proibido o estacionamento nessas vias e na pista lateral da Radial Oeste, ao lado da Uerj no sentido Centro.
 
A orientação para os motoristas que forem ao bairro de Vila Isabel é seguir pela Rua Felipe Camarão. Para o Maracanã, também estarão interditadas as vias: Avenidas Maracanã e Professor Manoel de Abreu nos dois sentidos, os Viadutos Oduvaldo Cozzi e São Cristóvão e as ruas Mata Machado, Waldir Amaral e São Francisco Xavier. Os bloqueios vão funcionar em dois períodos. Nos dias 16 e 17 de agosto, das dez da manhã às cinco da tarde, e nos dias 19 e 20 de agosto, das duas da tarde às dez da noite.
 
Também está proibido estacionar, a partir das cinco da tarde do dia 15 de agosto, nas ruas Luiz Gama, Ibituruba, José Eugenio, General Herculano, Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, José Eugênio e na Avenida Paula Sousa, do lado esquerdo.
 
O secretário executivo de Coordenação do Governo do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, afirma que, apesar das mudanças nas vias, o funcionamento dos sistemas de transportes públicos não vai ser alterado.
 
SONORA: Rafael Picciani- secretário executivo de Governo
“O sistema que a cidade possui de transportes estará intacto. Ele será absolutamente mantido à disposição da população que hoje o utiliza. Então, todos os serviços e as linhas que a cidade do Rio possu estarão mantidos, exatamente para que a gente possa ter a presença dos Jogos Olímpicos, mas manter a possibilidade dos deslocamentos do carioca no seu dia-a-dia”.
 
REPÓRTER: Pela proximidade ao local de competição, os pontos de ônibus na Avenida Maracanã, próximo a estátua Bellini, e o da Avenida Manoel de Abreu, próximo ao portão três da UERJ, não estarão funcionando.A Secretaria de Transportes Municipal aconselha os moradores da região a evitarem circular de carro pela região. A população que mora nas proximidades e que possuem vagas de garagem deve utilizar as ruas General Canabarro e Luiz Gama.
 
A secretaria também aconselha a população a dar preferência ao transporte público, além de planejar os deslocamentos pela cidade. Os pedestres deverão atravessar apenas os locais indicados pela sinalização.
 
Reportagem, Raphael Costa 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.