RIO2016: Chama olímpica chega a Ilhéus neste sábado (21)

Salvar imagem

REPÓRTER: Depois de passar por Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí e Itabuna, a tocha olímpica chega a Ilhéus neste sábado, dia 21, por volta das quatro horas da tarde. A passagem da chama pela cidade será marcada por muita festa e eventos esportivos. As atividades culturais vão acontecer nas praças do Tamarindeiro, na praia do Cristo e na Tenda do Teatro Popular, também a partir das quatro horas da tarde.
 
Personalidades da região vão participar do revezamento, como Alberto Kruschewsky, que vai ser árbitro do Triatlon nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Alberto, que também é professor na Universidade Estadual de Santa Cruz, a Uesc, fala sobre a emoção de ter sido escolhido para carregar o símbolo olímpico pelas ruas da cidade em que nasceu.

SONORA
: Alberto Kruschewsky, árbitro do Triatlon nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)
“Foi uma trajetória longa. Trabalho como árbitro no Triatlon, estou convocado para as Olimpíadas do Rio e as Paralimpíadas também. Então, estou feliz de poder, com toda essa trajetória, participar desse momento histórico. O país está recebendo um evento que faz um congraçamento mundial de povos. E, nesse momento que o Brasil recebe esse evento, eu tenho a oportunidade, na minha cidade, de carregar a tocha. É uma emoção que eu não sei te descrever ainda, não sei como vou me sentir na hora. Mas eu já estou com uma expectativa muito grande”.
 
REPÓRTER: O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, reforça que as Olimpíadas são um momento de união entre os povos e que a chama reflete esse espírito por onde passa.

SONORA
: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma de nossas regiões, dando essa força, criando no país esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, de amizade, de congraçamento”.
 
REPÓRTER: Para comemorar a passagem da tocha pela cidade, a secretaria de Turismo e Esportes de Ilhéus organizou a Virada Esportiva, que conta com disputas de basquete e corridas de rua com mais de 150 atletas amadores da região, além de exibições de artes marciais, como karatê, taekwondo e capoeira.

No domingo, dia 22, a chama olímpica segue para as cidades de Itacaré, Camamu, Ituberá, Cairu e Valença. A tocha fica na Bahia até o dia 26 de maio e passa, ainda, por Salvador, Paulo Afonso e Feira de Santana.

Reportagem, João Paulo Machado

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.