RIO2016: Boxe mudou minha vida, diz Robson Conceição

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Primeiro medalhista de ouro da história do boxe olímpico brasileiro, o pugilista Robson Conceição, afirmou, nesta quarta-feira (17,08), que não saberia o que seria da própria vida, caso não tivesse conhecido o esporte. O boxeador que conquistou o maior titula da carreira na noite desta terça-feira, concedeu entrevista coletiva à imprensa, no Espaço Time Brasil, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
 
O atleta falou sobre tudo o que viveu ao longo da vida até chegar ao inédito ouro olímpico para o Brasil. Quando criança, Robson que cresceu no bairro São Caetano, em Salvador, tinha fama de ‘brigão’ entre os outros meninos. Ele conta que se inspirava na imagem de um tio também conhecido pelo temperamento agressivo.

SONORA
: Robson Conceição, pugilista

 “O meu tio era muito brigão. Ele era famoso no bairro porque brigava muito e eu queria seguir o exemplo dele, de brigar na rua. Aí eu conheci o boxe, que mudou minha vida completamente. Muita gente fala que o boxe era violento, mas não é. Eu era violento antes de conhecer o boxe”.

REPÓRTER
: Por conta da infância humilde, o atleta conta que, inspirado no esforço da familia, sempre teve muita vontade de trabalhar e isso o ajudou a evoluir no boxe.

SONORA
: Robson Conceição, pugilista
“Eu tive uma infância muito humilde, minha família era guerreira, trabalhava muito, nunca deixou faltar o pão de cada dia dentro de casa. Eu também fazia minha ‘correrias’, trabalhava vendendo picolé, trabalhava em feira ajudando minha avó. Isso eu pude tirar para minha vida. Essa vontade de trabalhar eu transferi para os treinos no boxe”.
 
REPÓRTER: Robson Conceição começou a carreira em 2005, quando tinha 13 anos de idade. O atleta evoluiu rápido no esporte e aos 17 ele já fazia parte da seleção brasileira permanente de Boxe. Antes do ouro no Rio de Janeiro, o boxeador que é beneficiado pelo programa bolsa pódio do ministério do Esporte, já havia participado de duas olimpíadas. Em Pequim (2008), perdeu para o chinês Li Yang na primeira fase. Em Londres (2012), foi derrotado pelo inglês Josh Taylor.

Do Rio de Janeiro, reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.