RIO GRANDE DO SUL: Tocha chega ao RS neste domingo (3)

Chama Olímpica vai passar por 28 municípios do estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Chegou a vez do Rio Grande do Sul entrar na rota da chama dos Jogos Olímpicos. A tocha chega ao estado neste domingo (3). As duas primeiras cidades do estado a receber o revezamento são Erechim e Passo Fundo. Até o dia nove de julho, outros 26 municípios do estado vão participar da celebração. Depois de entrar pela região noroeste do estado, a tocha vai percorrer o sudoeste para encerrar a passagem pela região metropolitana de Porto Alegre.
 
O Ministro do esporte, Leonardo Picciani, destaca o sucesso do revezamento pelas cidades em que tem passado.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos devemos defender”
 
SONORA: Picciani também acredita que a união entre os brasileiros vai representar o verdadeiro sentimento dos Jogos Olímpicos.
 
SONORA: Leonardo Picciani – ministro do Esporte
 “É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões, dando essa força criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento”
 
REPÓRTER: Rio Grande do Sul deve receber 13 Centros de Iniciação ao Esporte, em um investimento de quase 45 milhões e meio de reais. Em Passo Fundo e Uruguaiana as obras já começaram. Em 2013, uma parceria com o Governo do Estado resultou na reinauguração da pista de atletismo do Centro Estadual de Treinamento Esportivo, em um investimento de um milhão e 400 mil reais. As federações estaduais de Judô, Tiro com Arco e Ginástica também receberam investimentos para a compra de novos equipamentos. Além das estruturas, 386 atletas recebem o patrocínio do Governo Federal com o Bolsa Atleta, investimento de milhões de reais por ano. 13 atletas nascidos no estado recebem o Bolsa Pódio, investimento superior a um milhão e meio de reais por ano.
 

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.