RIO GRANDE DO SUL: Autonomia da Polícia Federal tem apoio da população do Estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A campanha pela autonomia financeira e administrativa da Polícia Federal cresce no Rio Grande do Sul. Ao longo das manifestações que ocorreram durante o mês de março contra a corrupção e o governo Dilma Rousseff, manifestantes foram às ruas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Novo Hamburgo e pediram a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição, a PEC 412, que prevê a autonomia da Polícia Federal. Atualmente, a PF é subordinada ao ministério da Justiça e, portanto, cabe ao governo Federal escolher o diretor-geral da corporação e definir onde os recursos destinados à polícia vão ser aplicados. A PEC 412 espera para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ da Câmara dos Deputados. O deputado Federal, João Campos, do PSDB goiano, relator do projeto na comissão, informou que aguarda apenas a nova composição da CCJ para colocar a PEC em votação
 
SONORA: deputado Federal, João Campos, PSDB-GO
 
“O quê se pretende com a PEC 412? É impedir que o governo, como vem ocorrendo, é que, na medida em que, a Polícia Federal, como polícia judiciária, tenha autonomia para realizar a investigação, e aí o governo não pode interferir, o governo não encontre caminhos oblíquos para inviabilizar a investigação, não garantindo recursos orçamentários, financeiros”.
 
REPÓRTER: Para pressionar os parlamentares a votarem a PEC, uma carta do povo brasileiro em favor da autonomia da Polícia Federal está sendo assinada pela população do Rio Grande do Sul e de todos os estados. De acordo com a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, ADPF, o documento já conta com mais de 300 mil assinaturas. Para o presidente da ADPF, Doutor Carlos Eduardo Sobral, a população está preocupada com possíveis interferências políticas nas investigações da PF, e por isso, está aderindo à campanha.  
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“O que demonstra o apoio da população brasileira à autonomia da Polícia Federal, reconhecendo momento de graves riscos à autonomia e ao funcionamento pleno da Polícia Federal livre de qualquer interferência política. Nós precisamos aprovar a PEC com urgência para que a polícia continue trabalhando contra o crime e combatendo a corrupção da forma que vem fazendo.”
 
REPÓRTER: A carta em favor da autonomia da Polícia Federal está disponível para os gaúchos na internet. Basta acessar o site da ADPF, no endereçoadpf.org.br
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.