RIO DE JANEIRO (RJ): VLT já circula pelas ruas da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Moradores e turistas que visitam o Rio de Janeiro já podem embarcar na primeira linha do Veículo Leve sobre Trilhos da cidade. O VLT, como é conhecido, está aberto de meio dia às três horas da tarde. Inaugurado neste domingo, dia 5, o VLT percorre, ao todo, 18 quilômetros. São oito estações, partindo da Rodoviária Novo Rio até chegar ao Aeroporto Santos Dumont.
 
Durante a inauguração do novo transporte público, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que o VLT se integra a outros meios de transporte da cidade.

SONORA
: Eduardo Paes, prefeito Rio de Janeiro.
 
“É um esforço de mobilidade inspirado nas Olimpíadas. Ele [o VLT] é um integrador de todos os modais... chega à rodoviária, no trem, no metrô, nas barcas, chega ao aeroporto Santos Dumont. No futuro, vai encontrar com o BRT Transbrasil. Ou seja, é um instrumento de mobilidade superimportante para a cidade”.
 
REPÓRTER: Até o dia 1° de julho, os passageiros não vão ter que pagar para andar no VLT. Depois disso, a entrada será cobrada. A passagem poderá ser adquirida através do bilhete único, no valor de três reais e 80 centavos. Nos próximos meses, outras linhas vão ser inauguradas. O próximo trecho será o percurso entre a Central do Brasil e a Praça 15. Toda a rede vai contar com 28 quilômetros.
 
O secretário de Governo da Prefeitura do Rio, Rafael Picciani, alerta pedestres e motoristas sobre o fato de o VLT ser um veículo muito silencioso, ou seja, é preciso redobrar a atenção com as placas de sinalização para pedestres e motoristas nos cruzamentos com grandes avenidas.
 
SONORA: Rafael Picciani, secretário executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio.
 
“O primeiro momento é de apresentação, de maior contato com a população com essa novidade. Nossa maior preocupação, neste primeiro momento, é exatamente a segurança dos pedestres e o respeito dos motoristas aos cruzamentos. O pedestre precisa ficar atento porque o trem é silencioso e a operação, que começa faseada [em fases], em pouco tempo estará ao longo de todo o dia funcionando com intervalos muito curtos”.
 
REPÓRTER: Para a construção do VLT foram investidos 1 bilhão e 157 milhões de reais. Parte do recurso - 625 milhões – veio de uma parceria público-privada feita pela Prefeitura do Rio. Os outros 532 milhões de reais vieram do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. O VLT faz parte do Plano de Políticas Públicas dos Jogos Olímpicos.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.