REPÓRTER: Depois de passar por Niterói, a Tocha Olímpica chegou à cidade do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (3). Acompanhada por atletas da vela, o maior símbolo dos Jogos Olímpicos foi de barco até a Escola Naval Brasileira.
No local, o medalhista Lars Grael entregou a chama para o prefeito Eduardo Paes. Após um discurso, Paes conduziu a tocha até as proximidades do aeroporto Santos Dumont. O percurso termina na Cidade do Samba, de onde a tocha segue para Duque de Caxias.
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, lembra que a passagem da tocha pelas cidades brasileiras tem sido motivo de festa. Segundo ele, além de comemorações, o espírito olímpico traz sentimentos que devem ser abraçados por todos.
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos nós devemos defender”.
REPÓRTER: Nesta quinta-feira (4), a Tocha Olímpica está de volta ao Rio de Janeiro para um novo revezamento. Ao todo, 90 quilômetros vão ser percorridos pelos 600 condutores da chama na cidade. Esse é o maior percurso desde o início do revezamento, que já passou por 325 cidades brasileiras e vai somar 12 mil condutores ao final do trajeto.
Reportagem, Raphael Costa