RIO DE JANEIRO (RJ): Bairro de Deodoro é revitalizado para as Olimpíadas

Obras fazem parte do legado olímpico

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Deodoro é vizinho de bairros como a Vila Militar, Campo dos Afonsos, Marechal Hermes, Guadalupe e Ricardo Bueno. A região é cortada pela Central do Brasil, onde é permitido fazer a baldeação tanto para Santa Cruz como para Japeri. Além da referência nos transportes, o bairro agora tem uma importante estrutura esportiva, o Complexo Esportivo de Deodoro. Ao todo, atletas de onze modalidades olímpicas e quatro paralímpicas vão competir no local. Entre elas, tiro esportivo, canoagem slalom, rúgbi e basquete. Para poder receber com qualidade os espectadores, a prefeitura do Rio de Janeiro fez obras nos arredores do complexo e no bairro de Deodoro.  Ao todo, foram destinados quase 52 milhões de reais para asfaltar ruas, melhorar calçadas e dar uma nova cara ao bairro. O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, comenta sobre o legado dessas obras para os moradores da região.
 
SONORA: Alexandre Pinto , secretário de Obras
“(O objetivo) Exatamente, é para que as pessoas cheguem e acessem esses locais com bastante segurança e acessibilidade, mas principalmente para que a população que faz o uso, no dia a dia, e as pessoas que moram nessa região tenham uma qualidade de vida melhor.”
 
REPÓRTER: Ao todo, a obra vai ter quase 270 metros quadrados de asfalto novo e quase 54 mil metros quadrados de calçadas com 115 rampas de acessibilidade. A reforma está praticamente concluída, de acordo com a Secretaria de Obras Municipal. A principal via da cidade, Avenida Brasil, também vai receber 20 mil metros quadrados de asfalto e quase 16 mil de calçadas pelos mais de quatro quilômetros e meio de extensão, nos sentidos Centro e Zona Oeste. Além disso, nas pistas laterais, faixas de rolamento estão sendo implantadas. Intervenções de drenagem, com o objetivo de melhorar o escoamento de água na região, também foram feitos. Roberta Nascimento, 30 anos, é moradora do bairro de Bangu e, há três anos, trabalha em Deodoro. De acordo com a servidora, as melhorias já podem ser vistas nos bairros.
 
SONORA: Roberta Nascimento – servidora
“Uma obra muito bacana. E quando terminarem os jogos, essas obras vão ficar, o Complexo vai ficar, então vai está sendo muito positivo, com certeza.”
 
REPÓRTER: A fiscal e gerente de uma loja de roupas que fica em Deodoro, Cíntia Madeira, de 33 anos, concorda com Roberta. Segundo Cíntia, as vendas ficaram melhores após as obras.
 
SONORA: Cíntia Madeira – fiscal de loja
“Melhorou bastante sim, cem por cento. Para mim, aqui perto da loja, as calçadas melhoraram bastante, o asfalto. Então melhorou bastante, com essas obras melhoraram até o movimento da loja”
 
REPÓRTER: O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, afirma que além das estruturas esportivas, as obras de mobilidade e de revitalização dos locais onde as provas vão acontecer, são os principais legados dos Jogos Olímpicos Rio 2016.  
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
 
“Eu acho que o mais importante é que fica a demonstração de que nós precisamos avançar, nas nossas cidades, ainda mais na acessibilidade.”
 
REPÓRTER: Outra obra semelhante à de Deodoro é a da Praça do Trem, nos arredores do estádio olímpico Nilton Santos, o Engenhão no bairro de Engenho de Dentro. Ao todo, quase 116 milhões de reais foram investidos na revitalização do local. A área foi expandida para 35 mil metros quadrados, melhorando o acesso de quem for assistir as competições e transitar pelo local. 

Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.