RIO DE JANEIRO: PF prende quadrilha especializada em roubo a bancos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Polícia Federal flagrou seis homens que tentavam furtar um caixa eletrônico em uma agência bancária, de Duque de Caxias, durante o feriado prolongado. Os policiais flagram a quadrilha no momento que os criminosos usavam um maçarico para arrombar o caixa. Entre os detidos, estava um policial militar. Além dos criminosos, a Polícia Federal apreendeu os veículos usados pela quadrilha, duas pistolas nove milímetros e uma ponto 40. Os suspeitos podem pegar até 12 anos de prisão. Eles foram encaminhados para presídio Ary Franco. O policial militar foi entregue para a corregedoria da PM. A ação da PF demonstra a importância da atuação dos policiais federais no Rio de Janeiro, que estão trabalhando com recursos limitados. A Superintendência Regional da PF no estado, por exemplo, fica em um prédio antigo que precisa de reformas. O diretor Regional da Associação dos Delegados de Polícia Federal do Rio de Janeiro, Erick Blatt, conta que, os recursos destinados para a instituição pelo governo Federal são poucos e não são suficientes para investir na sede da polícia.
 
SONORA: diretor Regional ADPF-RJ, Erick Blatt
 
“Infelizmente, a gente nunca teve dinheiro para reformar aquele prédio. Então, a gente está tentando, a gente dá um jeito aqui, dá um jeito ali. A gente, agora, está recebendo muitos policiais de delegações estrangeiras, mas assim, a nossa verba é muito pequena”.
 
REPÓRTER: De acordo com o portal da Transparência do governo Federal, o último investimento do ministério da Justiça em reformas estruturais na Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro foi em 2013. O diretor Regional da ADPF fluminense, Erick Blatt, explica que o ministério tem prática de cortar e de limitar no mínimo os recursos da PF.  
 
SONORA: diretor Regional ADPF-RJ, Erick Blatt
 
“A gente tem cortes orçamentários progressivos, a gente tem o contingenciamento dessa verba junto ao poder Executivo. Então, o que a gente precisa é poder não ficar as intempéries do governo. A gente precisa poder trabalhar com uma certa tranquilidade para que a gente possa fazer planos de médio, curto e longo prazo. Atualmente, a gente não consegue fazer isso”.   
 
REPÓRTER: No Rio de Janeiro, os delegados de Polícia Federal estão em campanha pela autonomia da instituição, prevista em Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que aguarda para ser votado no Congresso Nacional. Uma carta do povo brasileiro em favor da aprovação da PEC 412 está sendo assinada pela população na internet. A meta dos delegados é colher dois milhões de assinaturas. O documento está disponível no endereço adpf.org.br

 

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.