RIO 2016: Vila Olímpica é inaugurada e já recebe delegações

Complexo tem capacidade para receber 17 mil atletas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: A Vila dos Atletas, complexo que vai hospedar as delegações de todo o mundo durante os Jogos Rio 2016, foi inaugurada e já recebeu 900 pessoas de 66 delegações diferentes. Ao todo, são esperados 17 mil atletas e oficiais de delegações. O complexo fica no Recreio dos Bandeirantes, na zona Oeste do Rio de Janeiro. A Vila ainda conta com ciclovias, áreas de convivência e um restaurante de 27 mil metros quadrados, além de estar integrada à linha do BRT Transolímpico. Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman, opinou sobre a estrutura construída para receber as delegações
 
 
SONORA: Carlos Nuzman, presidente do comitê Rio 2016
 
“Essa aqui é talvez, uma das melhores vilas da história dos Jogos Olímpicos. Ela é espetacular. São 31 edifícios, mais de três mil e 500 apartamentos”.
 
 
REPÓRTER: A ex-jogadora de basquete Janeth dos Santos tem em seu currículo duas Olimpíadas e três Panamericanos. Ela foi nomeada prefeita da Vila Olímpica e comentou a declaração do comitê australiano, que decidiu se hospedar em hotéis até que ajustes sejam feitos nos apartamentos. A ex-atleta afirma que durante a carreira se deparou com situações semelhantes em outras Olimpíadas e que a necessidade de ajuste neste momento não atrapalha a qualidade do atendimento da Vila durante os jogos. A prioridade, segundo Janeth, é de que essas mudanças sejam feitas antes do início dos Jogos, para que o conforto dos atletas não seja afetado. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também comentou sobre as adaptações que vão ser feitas na Vila Olímpica.
 
 
 
SONORA: Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
 
“Queremos que todos se sintam em casa, esse lugar é muito especial. O Brasil tem essa coisa de acolher bem, o Rio tem isso também. É uma mudança muito grande, são muitas pessoas ao mesmo tempo, é natural que tenha ajustes a fazer.”
 
 
REPÓRTER: Os comitês dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha emitiram nota oficiais demonstrando confiança na estrutura da Vila dos Atletas. A previsão é a de que a partir de quarta feira (27) os australianos já ocupem os apartamentos destinados a delegação.
 
 
Reportagem, Raphael Costa
 
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.