RIO 2016: Via expressa Transolímpica é inaugurada no Rio de Janeiro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os moradores do Rio de Janeiro puderam experimentar, neste fim de semana, o corredor de ônibus que liga o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, ao Complexo Esportivo de Deodoro. A BRT Transolímpica foi inaugurada neste sábado (9), com viagens gratuitas para os passageiros. Trata-se da primeira via expressa do Rio com um corredor exclusivo BRT. São 26 quilômetros de extensão, que cruzam 11 bairros da zona Oeste da cidade. Esta é a última grande obra de mobilidade urbana concluída pela prefeitura para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, participou da cerimônia de inauguração e destacou que, além do legado esportivo, as Olimpíadas deixarão um legado para a infraestrutura da cidade.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“Quando a gente entrega esses equipamentos, a gente consegue visualizar o que se chama de legado olímpico na prática, que vai muito além do esporte, muito além dos equipamentos esportivos. Aqui, nessas estações, nos túneis, nas demais vias, no Porto Maravilha, no metrô, nós podemos visualizar o que é a inspiração dos Jogos Olímpicos”.
 
REPÓRTER: A Transolímpica começa a funcionar oficialmente no dia 18 de julho, mas somente as pessoas que vão trabalhar nos Jogos Olímpicos, as delegações e a imprensa credenciada poderão utilizá-la.
 
A partir do dia 1º de agosto, qualquer pessoa vai poder embarcar na Transolímpica, desde que tenha o RioCard Jogos Rio 2016, o cartão especial que permite o deslocamento pela cidade usando o transporte público durante as Olimpíadas e Paralimpíadas. Os cartões custam a partir de 25 reais e podem ser adquiridos pela internet, no endereço: cartaojogos.riocard.com.
 
Reportagem, Michelle Abílio  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.