Rio 2016: Última chance para obter índices olímpicos, Troféu Brasil de Atletismo começa nesta quinta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Começa nesta quinta-feira (30) e vai até o domingo (2) a 35ª edição do Troféu Brasil Caixa 2016, que reúne cerca de 800 esportistas, de 107 clubes e de 17 estados, mais o Distrito Federal. O evento acontece no Centro de Treinamento Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP). O torneio é a última oportunidade dos atletas alcançarem os índices para os Jogos Rio 2016, como explica o superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo, Antonio Carlos Gomes.
 
SONORA: Antonio Carlos Gomes, superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo
“O Troféu Brasil a maior competição de atletismo da América do Sul. Essa edição é de altíssimo nível, porque é a última oportunidade para os atletas atingirem o índice para os Jogos Olímpicos. É uma competição com alto índice de competitividade”.
 
REPÓRTER: Até momento, seleção brasileira tem 40 atletas qualificados, sendo que nove estão oficialmente convocados para as Olimpíadas. O torneio também encerra o prazo de referência do ranking brasileiro para efeito de convocação dos revezamentos 4X100 metros e 4X400 metros, no feminino e masculino, provas em que o país já garantiu participação nos Jogos. Segundo Antônio Carlos Gomes, a competição também é importante para avaliar o desempenho dos atletas que já atingiram o índice olímpico.
 
SONORA: Antônio Carlos Gomes, superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo
“É uma competição importante porque os treinadores que estão preparando os atletas já com índices olímpicos vão poder avaliar e fazer um controle do rendimento dos atletas. Para os treinadores que ainda não conseguiram índice, é uma competição reunindo os principais atletas brasileiros. É uma competição bacana e em um momento legal para quem ainda quer participar dos Jogos Olímpicos”.
 
REPÓRTER:  Além dos atletas brasileiros, o torneio também reúne atletas convidados de Angola, Argentina, Bolívia, Chade, Chile, Paraguai e Venezuela. A divulgação da equipe de atletismo que vai representar o Brasil será divulgada ao final do Troféu Brasil de Atletismo.
 
 Reportagem, Michelle Abílio

Receba nossos conteúdos em primeira mão.