RIO 2016: Tocha Olímpica deixa Alagoas e segue para Pernambuco

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Tocha olímpica se despediu de Alagoas nesta segunda-feira (30), após ter passado por seis cidades do estado. O símbolo chegou a São Sebastião no domingo e seguiu por Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maceió, onde passou a noite.
 
Nesta segunda, a primeira cidade alagoana a receber o revezamento foi Murici, na Zona da Mata. A população acompanhou a passagem do símbolo com muita festa. As ruas do Centro ficaram lotadas e o ponto alto foi na praça da prefeitura, onde um palco foi montado para apresentações musicais.
 
A chama seguiu, então, para União dos Palmares, última cidade do estado no roteiro do revezamento. No município, o fogo olímpico passou pela Serra da Barriga, onde nasceu Zumbi dos Palmares, símbolo da história da resistência negra no Brasil. Uma das pessoas que tiveram a honra de levar a tocha pelas ruas da cidade foi o advogado Laerte Tassio.
 
SONORA: Laerte Tassio, advogado
 
“Conduzir a chama olímpica é uma emoção incrível, uma coisa única na vida. A chama olímpica é um símbolo do esporte, não só dos Jogos Olímpicos. Um símbolo de que o esporte é um transformador social, que é um agregador. Estar aqui, neste momento é especial, único”.
 
REPÓRTER: Após deixar União dos Palmares, a tocha olímpica voltou para Pernambuco, onde vai passar por 11 cidades. De acordo com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a passagem da tocha por todos os estados brasileiros tem criado um sentimento de união e harmonia entre os povos.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
 
“É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma de nossas regiões, dando essa força, criando no país esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, de amizade, de congraçamento”.
 
REPÓRTER: O retorno da tocha a Pernambuco foi marcado por celebrações no município de Garanhuns. A chama ainda passou, nesta segunda-feira, por Lajedo e Caruaru.  Na terça-feira (31), o palco do revezamento é Recife.
 
Reportagem, João Paulo Machado 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.