RIO 2016: Tocha Olímpica chega ao Piauí nesta quinta-feira (9)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Tocha Olímpica chega ao Piauí nesta quinta-feira (9). O maior símbolo dos Jogos Olímpicos começa o percurso pelo estado na cidade de Parnaíba. Depois, na sexta-feira (10), passa pelos municípios de Piracuruca, Piripiri, Campo Maior e Altos, até finalizar o trajeto na capital Teresina. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a chama simboliza o momento de harmonia e união entre os povos e reflete o próprio espírito das Olimpíadas.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
 
“É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma de nossas regiões, dando essa força, criando no país esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, de amizade, de congraçamento”.
 
REPÓRTER: O Piauí conta com investimentos do governo federal para impulsionar o esporte no estado. O Ministério do Esporte aplicou 10 milhões e 800 mil reais na construção de três Centros de Iniciação ao Esporte (CIE), nas cidades de Parnaíba, Picos e Teresina. A unidade da capital é uma das mais adiantadas do país, com 40% das obras em andamento. Depois de ter visitado a construção, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, informou que o Centro de Iniciação ao Esporte será usado pelos moradores da região e também por estudantes.
 
SONORA: Firmino Filho, prefeito de Teresina
“Ele basicamente vai dar oportunidade para que os alunos da nossa rede, que estão se destacando no esporte, possam ter uma referência. A ideia é que o espaço seja integrado com toda a prática esportiva das escolas municipais”. 
 
REPORTAGEM:  Além disso, 58 atletas piauienses de modalidades olímpicas e paralímpicas recebem recursos do Bolsa Atleta. O investimento anual chega a quase 770 mil reais. Em relação ao Bolsa Pódio, o benefício soma 360 mil por ano, com dois atletas contemplados. Uma delas é a atual campeã olímpica de Judô, Sarah Menezes, que foi a primeira mulher a ganhar medalha de ouro olímpica na história do Judô brasileiro. A Federação Piauiense de Judô recebeu seis milhões e 400 mil reais para melhorias e compras de equipamentos.
 
No sábado, dia 11, a Tocha Olímpica segue para Tocantins, onde passa pela cidade de Palmas.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.