RIO 2016: Tocha Olímpica chega ao Amazonas neste domingo (19)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Tocha Olímpica chega ao Amazonas neste domingo (19). O maior símbolo dos Jogos Olímpicos começa o percurso pelo estado por Manaus, onde vai percorrer 32 quilômetros e passar pelos principais pontos turísticos da cidade. Depois de pernoitar na capital, a chama parte, na segunda-feira (20), para Iranduba até finalizar o trajeto amazonense em Presidente Figueiredo.
 
O revezamento vai marcar a vida do Policial Milital Tasso Alvez que, após conquistar o quinto lugar no Mundial de Luta de Areia, na Croácia, vai ser um dos 170 condutores da chama Olímpica por Manaus. Ele acredita que o momento vai ser emocionante.
 
SONORA: Tasso Alves, Policial Militar, 27 anos, bicampeão brasileiro de luta olímpica
“Eu estou muito feliz por carregar a Tocha Olímpica. Participar desse revezamento que é uma situação histórica. Eu creio que vão ser os 200 metros mais emocionantes da minha vida, onde eu vou carregar o fogo olímpico. Isso representa muito para os atletas olímpicos e para o nosso país também”.  
REPÓRTER: Na tarde de segunda-feira, acontece a celebração de encerramento da passagem da Tocha pelo estado, às margens da corredeira do Rio Urubuí, em Presidente Figueiredo. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a chama simboliza o momento de harmonia e união entre os povos e reflete o próprio espírito das Olimpíadas.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma de nossas regiões, dando essa força, criando no país esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, de amizade, de congraçamento.”
 
REPÓRTER: O Amazonas recebeu investimentos do Ministério do Esporte para a melhoria das estruturas esportivas. Foram três milhões e meio de reais para a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte na cidade de Coari. Além disso, o Ministério também vai investir seis milhões de reais para modernizar as instalações da Fundação da Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa, que fica em Manaus. No estado, 84 atletas amazonenses, de modalidades olímpicas e paralímpicas, recebem recursos do Bolsa Atleta. Por ano, o benefício chega a um milhão de reais.
 
Na terça-feira, dia 11, a Tocha Olímpica segue para o Acre, onde passa pela cidade de Rio Branco.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.