RIO 2016: Seleção feminina de rúgbi conta os dias para entrar em campo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: No dia seis de agosto, a seleção feminina de rúgbi entra em campo para a estreia dos Jogos Olímpicos Rio 2016.  As meninas estão no Grupo C e a primeira partida vai ser contra a equipe da Grã-Bretanha, ao meio dia. Às cinco e meia da tarde do mesmo dia, elas encaram o Canadá. No dia sete, o confronto será contra o Japão. Se passarem para a próxima fase, os jogos serão definidos conforme a classificação da equipe.
Antes de partir para a Vila dos Atletas, no Rio de Janeiro, o time passou uma temporada em São José dos Campos, para amistosos e ajustes finais. Paula Ishibashi é a capitã da equipe. Para ela, o primeiro dia de disputa será fundamental para definir o destino das meninas durante a competição.
SONORA: Paula Ishibashi, capitã da seleção brasileira de rúgbi
“A gente tem que pensar no primeiro dia. A gente não vai conseguir dar outros passos se não conseguir finalizar bem o primeiro dia. Primeiro dia é terminar no top oito. Ganhar um jogo e fazer bons placares. A gente tem Grã-Bretanha, Canadá e Japão. Canadá e Grã-Bretanha são times bens fortes, já jogamos contra elas e conhecemos as adversárias. A gente tem bastante chance de fazer bons jogos e a gente quer sair no topo oito para poder brigar lá na frente”.
REPÓRTER: Após 92 anos, o rúgbi retorna aos Jogos Olímpicos. A modalidade já foi praticada em quatro edições, mas com 15 jogadores em cada equipe. Agora, a categoria será o “rugby sevens”, com sete atletas por equipe. A capitã brasileira Paula Ishibashi comenta sobre a ansiedade para a estreia.
SONORA: Paula Ishibashi, capitã da seleção brasileira de rúgbi
Muita pressão, no sentido que a gente vai encarar uma Olimpíada, que não é qualquer torneio. A gente tem que levar tudo não como um peso, mas como uma energia positiva pra gente. Agora, faltando dias, a gente tinha no nosso centro de treinamento uma contagem regressiva. Até outro dia eram 300, 200 e, de repente, começou a ficar nas dezenas. E já chegando de verdade”.
REPÓRTER : A equipe masculina de rúgbi estreia na competição dia nove de agosto, contra Fiji, atual campeã mundial. As partidas vão disputadas no Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro.

 Reportagem, Michelle Abílio

Receba nossos conteúdos em primeira mão.