RIO 2016: Seleção de atletismo faz primeiro treino no Centro de Treinamento Paralímpico

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: O frio e a garoa, muito comuns no outono paulistano, não desanimaram a seleção brasileira de atletismo a realizar, nesta segunda-feira (6), o primeiro treino no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, que fica às margens da Rodovia dos Imigrantes.
 
 Alan Fonteles, medalha de ouro nos 200 metros livres nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, testou a pista hoje e disse que é uma das melhores do mundo.
 
 SONORA: Alan Fonteles, atleta paralímpico
 
“A pista é muito rápida, é veloz. Uma das melhores do mundo. O CT é um dos melhores. Tem toda a estrutura. Muitas modalidades vão treinar aqui, além do atletismo. A pista é muito boa e isso dá um ânimo e a certeza de que vamos fazer um bom trabalho. A preparação e aclimatação serão aqui, antes de ir para o Rio”.
 
 REPÓRTER:A recém-inaugurada estrutura esportiva será usada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o CPB, na fase final da preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Quem acompanhou o treino hoje foi o vice-presidente do CPB, Mizael Conrado. Ele diz que o centro marca um novo momento para o esporte paralímpico no país.
 
 SONORA: Mizael Conrado, vice-presidente do CPB
 
“É um momento emblemático, que marca o início de uma nova era para o esporte paralímpico no Brasil. O centro traz uma estrutura que o movimento paralímpico sonhava muito em ter. É hoje uma realidade. Hoje, eles vivenciam essa realidade onde o local de treinamento é similar ao local que eles vão competir nos jogos”.
 
 REPÓRTER: Além de ser utilizado na fase final da preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos, o centro também vai sediar os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em março de 2017. O treinador chefe do atletismo brasileiro, Amaury Veríssimo, também esteve hoje no local e aprovou tanto a pista como a infraestutura.
 
 SONORA: Amaury Veríssimo, treinador  da equipe de atletismo
 
 
“Isso aqui é primeiro mundo, estruturamente. Hoje, a preocupação era avaliar se o material que estava aqui era de primeiro mundo. Os atletas adoraram”.
 
 REPÓRTER: O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro foi inaugurado em maio deste ano e recebeu 187 milhões de reais do governo federal, sendo 167 milhões de reais do Ministério do Esporte para a construção e compra equipamentos.
 
 Reportagem, Michelle Abílio

Receba nossos conteúdos em primeira mão.