RIO 2016: Quase metade da delegação brasileira é formada por atletas militares

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Faltando pouco menos de dois meses para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a delegação que vai representar o Brasil em 42 esportes já conta com 214 atletas classificados. O que chama a atenção é que 100 deles são atletas militares, sendo 40 da Marinha, 41 do Exército e 19 da Aeronáutica. A equipe de brasileira de Judô, por exemplo, é toda militar. O diretor do Departamento de Desporto Militar, almirante Paulo Zuccaro, comemora a marca.

SONORA:
 Almirante Paulo Zuccaro, diretor do Departamento de Desporto Militar
“É um marco relevante na história do desporto militar brasileiro e representa para nós, integrantes do Ministério da Defesa, um grande privilégio... podermos ofertar esta vultosa contribuição para a transformação do Brasil em potência olímpica”.

REPÓRTER
: O número atletas militares classificados para os Jogos Rio 2016 é quase o dobro da quantidade das Olimpíadas de Londres, em 2012, quando 51 militares participaram das competições. Segundo Paulo Zuccaro, a marca é resultado de uma parceria entre os ministérios da Defesa e do Esporte, que elaboraram o Programa Atletas de Alto Rendimento. A iniciativa tem por objetivo organizar a participação militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. A próxima meta, diz Paulo Zuccaro, é a de que os militares alcancem pelo menos 10 medalhas nas Olimpíadas.

SONORA
: Almirante Paulo Zuccaro, diretor do Departamento de Desporto Militar
“Aumentam os nossos compromissos e as nossas responsabilidades na busca de outra meta, a de que nossos atletas militares conquistem pelo menos dez medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016”.

REPÓRTER
: Os últimos militares que conquistaram vaga para os Jogos Olímpicos foram mulheres: as sargentos da Aeronáutica Clemilda Fernandes e Flávia Paparella, que vão participar das disputas de ciclismo de estrada.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.