RIO 2016: Programação cultural para Jogos Olímpicos contará com mais de 2 mil apresentações artísticas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  Quem passar pelo Rio de Janeiro e pelas cidades sedes do futebol, durante os Jogos Rio 2016, poderá vivenciar uma experiência cultural única.cNesta quarta-feira (04.05), o Ministério da Cultura apresentou, na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, o programa “Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”.
 
Ao todo, serão mais de duas mil apresentações com artistas de todas as regiões do país. Tudo para valorizar a cultura brasileira. A programação foi organizada pelo MinC, com o apoio do Comitê Rio 2016 e entidades parceira.
 
Para o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a cultura tem um significado enorme em um evento como este.
 
SONORA: Juca Ferreira, Ministro da Cultura
 
“A Olimpíada não é só o esporte, a competição. A Olimpíada tem princípios como é mais importante a participação do que a vitória. Tem a lógica da aceitação dos diferentes. Nós vamos mobilizar mais de cinco bilhões de expectadores do mundo inteiro nos Jogos. É importante disponibilizar uma série de eventos para que eles se sintam bem e conheçam o Brasil”.
 
REPÓRTER: Entre os destaques da programação, estão o Festival Culturas Indígenas, Festival de Luzes, Carnavais do Brasil, Piano no Arpoador, além das festas nas cidades que vão receber o revezamento da chama olímpica. Para a programação, foram investidos aproximadamente R$ 85 milhões do Governo Federal em atrações culturais e infraestrutura.
Durante a apresentação do programa, o ministro do Esporte, Ricardo Leyser, destacou a importância da cultura na projeção do país para o mundo.
 
SONORA: Ricardo Leyser, ministro do Esporte
 
“Além do esporte, que ocorre nas quatro linhas, sob regras muito claras, ele tem um pilar muito forte na cultura. E nada melhor do que os Jogos Olímpicos para mostrar nosso ideal civilizatório. Eu acho que nosso programa cultural, com muita clareza, aponta para este sentido”.
 
REPÓRTER: A diretora Cultural do Comitê Rio 2016, Carla Camurati, explicou como foi feita a escolha da programação.
 
SONORA: Carla Camurati, diretora Comitê Rio 2016
 
“A gente criou um conceito para ter a cultura nas ruas para fazer da cidade um cenário vivo, não apenas carioca, mas sim, nacional para que a cultura brasileira possa estar presente para receber o Brasil.  O que foi mais importante, como Comitê Olímpico, foi alinhar todas as instâncias governamentais de cultura para que juntas a gente consiga fazer um recorte da nossa cultura como ela merece”.
 
REPÓRTER: A lista das artistas e apresentações serão divulgadas na próxima semana pelo Ministério da Cultura. O público também poderá baixar o aplicativo Culturi saber o local e a programação desejada.
 
Reportagem, Michelle Abílio 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.