RIO 2016: Pentatleta Yane Marques será porta-bandeira da delegação brasileira; confira perfil da medalhista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Sobe e desce BG
 
LOC: Do Sertão do Pajeú a Recife. Da capital para o mundo. Natural de Afogados do Ingazeira, a pentatleta olímpica Yara Marques é uma brava guerreira, como brada o hino do Pernambuco. E este predicado do povo pernambucano a colocou entre as cinco melhores do planeta em um esporte caro e pouco popular no Brasil: o pentatlo. A modalidade datada da antiguidade mistura esgrima, natação, hipismo, corrida e provas de tiro. São seis horas diárias de treinos intercalados entre Recife e Rio de Janeiro, de segunda a sábado. A dedicação total da “Galeguinha”, como é conhecida na cidade natal, rendeu grandes frutos – feitos inéditos para o esporte verde amarelo: Bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, ouro em dois Pan-Americanos e no Sul-Americano. Motivo de orgulho, Yane sustenta o status de ser a única mulher na América do Sul a ganhar uma medalha em competições de pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos. E, a menos de uma semana para abertura dos Jogos, Yane foi escolhida, em votação pela internet, como a porta-bandeira do Brasil nos Jogos Rio 2016, batendo nomes consagrados do esporte nacional, como o atleta da vela Robert Scheidt e o líbero Serginho, da seleção masculina de vôlei.
 
TEC: Sobe Desce (BG).
 
LOC: A relação desta sertaneja de 32 anos com o esporte vem desde a infância. Jogou vôlei no Ginásio Pernambucano. Mas foi nas piscinas que a jovem Yane se aprumou. Apoiada pela família, deu as primeiras braçadas nas raias do Náutico, em Recife – clube de coração do pai, José Vanderlei Galdino.
 
TEC/SONORA: José Vanderlei Galdino, pai de Yane
 
“Quando ela morava aqui, em Afogados, já demonstrava essa capacidade [para o esporte]. E como nós aqui só temos piscinas, ela começou com a natação”.
 
LOC: E já na adolescência a futura atleta olímpica já mostrava determinação, como conta a amiga de escola, Marjorie Ramos.
 
TEC/SONORA: Marjorie Ramos, amiga de Yane
 
“Na época em que nós estudávamos, a maioria das pessoas não tinha a responsabilidade de trabalhar, mas ela tinha a responsabilidade de treino. Então quando ela chegava na escola, às sete horas da manhã, ela já tinha nadado dois mil metros e chegava de cabelo molhado, a gente lembra disso.”  
 
TEC: Sobe Desce (BG).
 
LOC: Do clube alvirrubro centenário, Yane Marques aperfeiçoou a natação no Sesi, em Recife. Em 2003, veio a mudança radical. Começou a competir pentatlo, após convite da recém-criada Federação Pernambucana de Pentatlo Moderno. A escolha pelo ‘novo’ esporte surpreendeu a mãe, a dona Gorete Marques.
 
TEC/SONORA: Gorete Marques, mãe de Yane
 
“Aí Yane ficou interessada e explicou para a gente, porque a gente não sabia o que era o pentatlo. E foi fazendo aulas de equitação, esgrima e tiro, e foi dando certo até hoje.”
 
TEC: Sobe Desce (BG).
 
LOC: Dona Gorete conta que a história de Yane no esporte profissional ganhou contornos mais sérios quando a jovem passou a receber Bolsa-Atleta, do governo federal, e patrocínios da Federação, da Petrobras e de empresas. Mas o grande salto para se tornar a atleta de ponta que é atualmente foi dado ao se tornar sargento no Exército, há cinco anos. Foi lá que Yane se aperfeiçoou, pois o pentatlo, até 2001, era esporte restrito ao âmbito das Forças Armadas no país. A partir deste ponto, a atleta recebeu o apoio financeiro e logístico para se dedicar integralmente aos treinamentos. O treinador de hipismo de Yane, coronel da reserva da PM pernambucana, Weldon Rodrigues, acredita que o sucesso no esporte está diretamente relacionado ao comprometimento apresentado diariamente pela moça.   
 
TEC/SONORA: Weldon Rodrigues, Coronel da reserva da polícia militar de Pernambuco
 
“Ela é uma pessoa muito determinada. É sempre a primeira pessoa a chegar para o treinamento, é sempre muito disciplinada e dedicada. Não é à por acaso que ela chegou aonde chegou.”
 
TEC: Sobe Desce (BG).
 
LOC: E quando Yane Marques volta à cidade natal com medalhas e conquistas, a alegria da família, dos amigos e de todos os afogadenses é notória. É o que conta o amigo de infância de Yane, Luciano Pires.
 
TEC/SONORA: Luciano Pires, artista plástico, amigo de Yane
 
“Nós recebemos sempre com muito forró, muita festa. Nunca deixamos passar em branco quando ela ganhava medalhas. Sempre recebemos com carro alegórico, com o Corpo de Bombeiros.”
 
TEC: Sobe Desce (BG).
 
LOC: Segundo o secretário de Esportes de Afogados do Ingazeira, Alessandro Palmeira, a pentatleta, além de motivo de alegria, é um exemplo para o esporte local. 
 
TEC/SONORA: Alessandro Palmeiras, secretário de Esportes de Afogados da Ingazeira
 
“Sem dúvida, a Yane é uma pessoa extremamente humilde e humana. Ela tem ajudado vários atletas locais aqui e, em várias vezes, tem doado as suas chuteiras, short, camisa, como uma forma de incentivar os atletas locais.”
 
LOC: Agora, Yane Marques tem novo objetivo: subir mais uma vez ao pódio olímpico. E a oportunidade pode ser dentro de casa. Neste ano, o Brasil recebe os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. As Olimpíadas começam no dia 5 de agosto e terminam no dia 22. Boa sorte, Yane! 
 
TEC: Encerra trilha (BG).
 
Com a colaboração de Alexandre Souza, reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.