Data de publicação: 07 de Setembro de 2016, 03:34h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam nesta quinta-feira (8) e seguem até o dia 18 de setembro. Mais de quatro mil atletas de 160 países participam das competições. A edição que acontece no Rio de Janeiro vai reunir 289 atletas brasileiros - o maior número de representantes do país na história dos Jogos. O Brasil enfrenta o desafio de se manter entre as potências paralímpicas mundiais. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, as Paralimpíadas estarão à altura das Olimpíadas e vão proporcionar discussões importantes para o país.
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“Esse é um tema absolutamente importante para o nosso país e para a nossa sociedade, porque transcende simplesmente a questão do esporte: ele vai mais além, muito mais além. Trata de inclusão, trata de se mostrar a superação, de se discutir temas importantes como a acessibilidade”.
REPÓRTER: Os atletas brasileiros fizeram a estreia nas Paralimpíadas em 1972, na Alemanha. Saíram sem medalhas, mas na edição seguinte, em Toronto, conquistaram a prata no Lawn Bowls, uma espécie de bocha sobre a grama. A partir de então, o Brasil não passou mais despercebido. Brilhou em Sydney-2000, ao conquistar 22 medalhas em quatro modalidades. Em Atenas-2004 ficou em 14º lugar no quadro geral. Em Pequim-2008, terminou a competição em 9º lugar. Em 2012, em Londres, alcançou a 7ª colocação. O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, acredita que a natação e o atletismo vão ser os destaques dos Brasil na Rio 2016.
SONORA: Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro
“São as modalidades que, histórica e tradicionalmente, a gente traz mais resultados, mas também são aquelas modalidades que oferecem um número maior de medalhas. Então, obviamente, a gente tem uma aposta de que a grande maioria das medalhas vai vir dessas duas modalidades. Mas a gente, a exemplo do que aconteceu em Londres, também consegue resultados importantes em outras modalidades”.
REPÓRTER: Ao todo serão 23 modalidades esportivas e 528 medalhas nas competições das Paralimpíadas Rio 2016.
Com a colaboração de Bruna Goularte, reportagem, Raphael Costa
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev