RIO 2016: No Maracanã, abertura dos Jogos Olímpicos emociona espectadores

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Foi uma festa digna de uma Cidade Maravilhosa. O Brasil trouxe os seus mais nobres convidados. Paulinho da Viola tocou o Hino Nacional. Jorge Bem Jor cantou o nosso País Tropical. Caetano, Gil, Anitta, Elza Soares. Teve até um sobrevoo de 14 Bis, em homenagem ao Pai da Aviação, Santos Dumont. O que dizer da modelo mais conhecida do mundo? Gisele Bündchen causou furor ao desfilar ao som de Garota de Ipanema, do maestro Tom Jobim.
 
O Maracanã se cobriu de verde e amarelo e também de todas as cores do planeta. Os mais de 11 mil atletas de 205 países esbanjaram alegria e levantaram o público, que lotou as arquibancadas na noite desta sexta-feira (5), quando o planeta só tinha olhos para a abertura dos Jogos Rio 2016. Pela primeira vez na história, uma equipe de refugiados participa da competição. Sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional, a passagem da delegação emocionou os espectadores.
 
O Brasil levou ao mundo a preocupação com a sustentabilidade. As atrizes Fernanda Montenegro e Judi Dench declamaram um poema de Carlos Drummond de Andrade. A mensagem foi clara: o aquecimento global é uma realidade. O planeta precisa do nosso cuidado. Cada um dos atletas plantou uma semente de árvore nativa do país. Daqui a um ano, as mudas serão levadas ao Complexo Esportivo de Deodoro, para formar o Bosque dos Atletas.
 
O presidente interino, Michel Temer, fez o anúncio oficial do início dos Jogos Olímpicos. De acordo com o Itamaraty, 38 chefes de Estados vieram ao Brasil para participar do evento. Emocionado, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman, disse que o sonho se transformou em realidade. 
 
O grande mistério da noite não decepcionou. Guga, o principal nome do tênis nacional, foi o primeiro a carregar a Tocha Olímpica. Depois de passar para a estrela do basquete Hortência, a chama foi entregue ao maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que acendeu a Pira Olímpica. Vanderlei, bronze em Atenas 2004 depois de ser empurrado e perder a liderança, é o próprio exemplo do espírito olímpico. 
 
No Maracanã, a cerimônia terminou por volta da meia noite. Depois, foi acesa a Pira Olímpica que fica na Praça da Candelária, região central do Rio. Essa é a primeira vez que os jogos terão duas piras olímpicas.
 
Reportagem, Bruna Goularte                                                                                                                      

Receba nossos conteúdos em primeira mão.