REPÓRTER: A pouco mais de 20 dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o presidente Michel Temer recebeu nesta quarta-feira (13) cerca de 60 atletas brasileiros que vão disputar a maior competição esportiva do planeta.
SONORA: Michel Temer, presidente interino da República
“Espero que vocês tenham o sucesso que merecem em face do treinamento que tiveram durante esse período. Tenho certeza de que os senhores e as senhoras terão muito sucesso e farão o orgulho do Brasil”.
REPÓRTER : Na cerimônia que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, atletas do nado sincronizado, basquete, rúgbi, hóquei sobre grama e judô representaram a maior delegação brasileira que vai disputar uma edição das Olimpíadas, totalizando 460 atletas. Presente ao evento, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, falou sobre os investimentos federais para a preparação dos jogos e dos atletas.
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“Com o maior investimento já feito pelo governo federal e pelo Ministério do Esporte em todas as edições dos Jogos Olímpicos, teremos uma delegação com mais de 460 atletas e, sem dúvida nenhuma, esta será a melhor participação do Brasil nas edições dos Jogos Olímpicos”.
REPÓRTER : Desde que o Brasil conquistou o direito de sediar os jogos, em 2009, o governo federal tem trabalhado para deixar o legado em todas as regiões do país, com investimentos que superam quatro bilhões de reais. O Bolsa Atleta, por exemplo, contemplou mais de 17 mil esportistas desde que foi criado, em 2005. Foram mais de 600 milhões de reais investidos no programa. O diretor executivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marcus Vinicius Freire, afirma que foi o maior investimento na história do esporte nacional.
SONORA: Marcus Vinicius Freire, diretor executivo do COB
“Tivemos o maior investimento da história brasileira. E temos um mapa estratégico traçado desde 2009 para chegar ao top 10. Não é fácil a meta, mas é factível, e vamos contar com os 460 atletas do Brasil para chegar lá”.
REPÓRTER: No próximo dia 24, a delegação brasileira começa a ocupar os 18 andares do prédio de número 30 da Vila dos Atletas, no Rio de Janeiro. A cerimônia de boas vindas acontece no dia 31 de julho.
Reportagem, Michelle Abílio