REPÓRTER: O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, ganhou um novo fôlego para absorver a demanda de passageiros durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Com investimentos de R$ 2 bilhões, a RIOGaleão, concessionária que administra o terminal, inaugurou, nesta quinta-feira (19), o Píer Sul, estrutura de 100 mil metros quadrados que conta com 26 novas pontes de embarque. Agora, o Galeão passa a ter 58 pontes de embarque, o maior número entre os aeroportos da América do Sul. O presidente da RIOGaleão, Luiz Rocha, fala sobre a expectativa do número de passageiros e sobre o legado dos Jogos Rio 2016.
SONORA: Luiz Rocha, presidente da RioGaleão
“Temos, normalmente, por volta de 40 mil passageiros por dia. No dia posterior ao evento de encerramento das Olimpíadas, vamos ter 90 mil passageiros aqui. É um desafio, mas todos estão preparados e motivados para fazer da melhor forma possível. As Olimpíadas serão, sem dúvida, uma vitrine para atrair mais turistas”.
REPÓRTER: Após a inauguração, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, se reuniu com integrantes do Comitê Organizador Rio 2016 e destacou a finalização dos últimos detalhes para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“Podemos ter uma visão geral dos últimos ajustes e vamos ter sequencia durante a semana com novas reuniões com o Comitê. Neste momento em que a gente se aproxima do início dos jogos, a gente fecha esses detalhes. As obras absolutamente no cronograma, as providências tomadas... Mas tem esse momento final que são de ajustes nos pequenos detalhes, mas que são fundamentais. Nosso cuidado será, a cada dia que passa, cada dia mais que se aproxima dos jogos, redobrar a atenção e os cuidados”.
REPÓRTER: Nesta sexta-feira (20), o ministro Picciani e o secretário de Governo da prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Carvalho, visitam o Parque Olímpico da Barra. O ministro vai conhecer algumas das estruturas já concluídas para os Jogos Rio 2016 e conferir o andamento dos trabalhos finais.
Reportagem, Michelle Abílio