RIO 2016: Fortaleza recebe Tocha Olímpica nesta terça (7)

173 condutores vão se revezar em 35 quilômetros de trajeto

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para celebrar a passagem da Tocha Olímpica, Fortaleza preparou uma festa à altura da importância do evento. O revezamento acontece nesta terça-feira (7), a partir de uma hora da tarde. A chama vai percorrer 35 quilômetros. O ponto inicial é a Arena Castelão. De lá, o símbolo passa pela Praça Luiza Távora, Barra do Ceará e pelo Centro, até chegar ao aterro da praia de Iracema.
 
Ao todo, 173 condutores terão o privilégio de participar do evento que antecede os Jogos Olímpicos Rio 2016. Um deles é Ronaldo Lima. Há 20 anos, para driblar a violência que dividia o bairro Cajazeiras, Ronaldo começou o projeto Atleta Nota 10. Com o futebol como arma, ele começou a reunir jovens de 7 a 17 anos. Hoje, cerca de 200 alunos participam da iniciativa, que, além de cobrar bom desempenho na escola, exige bom comportamento em casa. Para Ronaldo, participar do revezamento é ter o trabalho reconhecido.
 
SONORA: Ronaldo Lima- gestor do projeto Aluno Nota 10
“Alegria muito grande quando eu soube, quando entraram em contato. Porque é um reconhecimento, ao longo dos 20 anos, do que você tem feito pela sua comunidade, pelo seu bairro, pelo seu estado e até pelo seu país. O projeto hoje é bicampeão sulamericano do futebol de base”.
 
REPÓRTER: Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a expectativa é a de que o povo brasileiro se una, perpetuando os valores dos jogos olímpicos.
 
SONORA: Leonardo Picciani – ministro do Esporte
É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões, dando essa força, criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento”.
 
REPÓRTER: A passagem da tocha não vai ser a única boa lembrança que os Jogos Olímpicos vão deixar na cidade. O Ministério do Esporte investiu mais de 45 milhões de reais para construir 13 Centros de Iniciação ao Esporte em 11 cidades. Fortaleza vai ter três delas. Além disso, em duas parcerias, uma com o Governo do Estado e outra com a Universidade Federal do Ceará, foram aplicados mais de dez milhões de reais para a construção de duas pistas oficiais de atletismo na capital cearense. Em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo, o Ministério do Esporte destinou recursos para um centro de treinamento de ponta na Universidade de Fortaleza. A unidade teve um investimento de mais de três milhões de reais.
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.