RIO 2016: Forças de segurança fazem teste para Olimpíadas em Deodoro

Cerca de mil pessoas participaram da ação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os arredores da estação Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, serviram de palco para uma simulação das Forças de segurança e defesa no último sábado, como preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O exercício durou aproximadamente uma hora e mobilizou cerca de mil pessoas, entre militares e agentes da Agência Brasileira de Inteligência, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil e a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro. Este foi o quinto exercício apenas em estações de trem administrados pela Supervia.

Na simulação, dois terroristas explodiram um dos vagões de trem e fazem as vítimas sobreviventes de refém. No primeiro momento, o Exército tenta conter os criminosos e em seguida, tropas do primeiro Batalhão de Forças Especiais do Exército concluem a missão. Tudo acompanhado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro. Além de testar a resposta armada, o exercício serviu para avaliar a rapidez e a logística no atendimento aos feridos, que na simulação, foram levados ao Hospital Municipal Albert Schweitzer. O General do Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo, Mauro Sinott, explicou a importância de uma atividade como essa.

 SONORA: Mauro Sinott - General do Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo

“Na avaliação da Defesa, o exercício foi proveitoso porque permitiu que trabalhássemos com parâmetros reais de acionamento e de emprego de tropa.Com elementos de defesa, defesa civil, saúde.”

REPÓRTER: O coordenador geral da segurança pública dos Jogos no Rio de Janeiro, Cristiano Sampaio, explicou como foi feito o planejamento de segurança contra terrorismo para os Jogos Rio 2016.

SONORA: Cristiano Sampaio  - coordenador de segurança pública 

“O que podemos informar é que o Brasil adota nos três eixos as melhores práticas de enfrentamento ao terrorismo. Para chegarmos aqui hoje, visitamos ao longo do último ano todos os países que promoveram grandes eventos. Promovemos trocar de experiência e temos aqui no Brasil, implementado, o que há de mais atual no enfrentamento ao terrorismo.”

REPÓRTER: Apesar de nenhuma ameaça de ataque terrorista ter sido confirmada, um representante da Agência Brasileira de Inteligência, Abin, foi à uma reunião na França nesta segunda (18), à convite do governo francês. A reunião acontece após os ataques em Nice, no sul da França, que matou 84 pessoas na última quinta-feira (18). Saulo Moura, coordenador da área de inteligência para os Jogos, explicou o teor da reunião.

SONORA: Saulo Moura – coordenador da inteligência para os Jogos

“Para a gente avaliar in loco como foi efetivamente o acontecimento. A partir dessa conversa, vamos reavaliar nossas posições, nossa avaliação de inteligência.”

REPÓRTER: No último dia 12, o Ministério do Planejamento confirmou um investimento de 78 milhões de reais nas Forças Armadas para a segurança durante as Olimpíadas. Os jogos começam no dia 5 de agosto e terminam no dia 21 do mesmo mês.

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.