RIO 2016: Forças Armadas terão aporte de R$ 78 milhões para segurança nas Olimpíadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério da Defesa deve receber, nos próximos dias, uma verba de 78 milhões de reais que será aplicada na segurança nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O recurso será liberado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A informação foi confirmada pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, e também pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani.
 
Nesta terça-feira (12), eles participaram da reunião do grupo ministerial que está responsável pela coordenação das Olimpíadas e Paralimpíadas. De acordo com Picciani, a liberação do recurso é necessária para que as Forças Armadas cumpram o compromisso assumido para a realização dos eventos esportivos.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O Ministério da Defesa, na sua operação plena, assumiu não só a tarefa de defesa como parte da tarefa de policiamento ostensivo para os jogos, nas vias, próximos a equipamentos olímpicos e também no patrulhamento marítimo. Evidentemente, isso requer recursos. Por isso, foi feita, pelo Ministério da Defesa, uma solicitação de espaço orçamentário junto ao Ministério do Planejamento para fazer frente a esses compromissos. Mas é algo absolutamente dentro do previsto, então não haverá problema”.
 
REPÓRTER: Leonardo Picciani informou também que o grupo de ministros responsável pela coordenação das Olimpíadas vai se reunir todas as terças-feiras até o início do evento, em agosto, para alinhar os ajustes finais de realização dos jogos.  
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“É uma reunião de controle de ações, de checagem das ações. Os ministérios trabalham integrados, em total convergência na solução desses temas que fazem parte do ajuste final para as Olimpíadas”.
 
REPÓRTER: A reunião desta terça-feira (12) aconteceu no Palácio do Planalto e também contou com a presença de nove ministros, entre eles, Eliseu Padilha, da Casa Civil; Maurício Quintella, dos Transportes, Portos e Aviação Civil; Alberto Alves, do Turismo; e Fernando Coelho, das Minas e Energia. Também participaram do encontro representantes de órgãos de segurança, como a Secretaria de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça.
 
Com a colaboração de Michelle Abílio, reportagem Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.