RIO 2016: Esquema de segurança durante os Jogos Olímpicos contará com 85 mil agentes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O governo federal vai investir cerca de 350 milhões de reais em medidas de segurança para garantir a proteção de atletas e turistas durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no país. O valor foi anunciado após a trigésima reunião da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016. O encontro que reúne 20 instituições federais, estaduais e municipais envolvidas com a segurança do evento, definiu 11 protocolos de atuação. Entre eles, o enfrentamento ao terrorismo e a segurança das cerimônias. Ao todo, 85 mil homens das policias militar, civil e federal, além das Forças Armadas vão participar das operações. De acordo com o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, outras medidas ainda devem ser anunciadas, mas até o momento, todas as ações necessárias para garantir a segurança foram feitas.

SONORA
: Alexandre de Moraes, ministro da Justiça
“O efetivo vai estar completo, seja por uma maior implantação da Polícia Militar, se for necessário, seja com a Força Nacional. A Força Nacional vai estar completa aqui. Nós estamos verificando alguns locais para fazer algumas eventuais alterações de policiamento para otimizar, mas isso com o tempo nós vamos anunciando. Mas tudo absolutamente em dia.”

REPÓRTER
: O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que acompanhou de perto a elaboração das últimas medidas de defesa para os Jogos disse que ficou feliz com o que viu. Segundo ele, as Olimpíadas vão contar com a melhor segurança possível.

SONORA
: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“Fiquei muito confiante com aquilo que vi. Tenho a convicção de que o Brasil tomou todas as medidas, está tomando em colaboração com a comunidade internacional, as medidas necessárias para a proteção e para a segurança.”

REPÓRTER
: De acordo com o secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, o esquema de segurança para os Jogos deve contar ainda com a ajuda de dois a três mil homens das Forças Armadas no patrulhamento de vias expressas e outras áreas consideradas de risco durante os Jogos Olímpicos. No entanto, esta ação ainda não foi formalizada.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.