RIO 2016: Delegações de hóquei sobre grama poderão treinar no Centro Olímpico da UFRJ

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As equipes de hóquei sobre grama que vieram para o Brasil em busca de medalhas olímpicas poderão treinar nos dois novos campos de hóquei do Centro de Treinamento Olímpico da UFRJ, na Ilha do Fundão, inaugurado nesta quinta-feira (05.05), pelo ministro do Esporte, Ricardo Leyser e pelo reitor da UFRJ, Roberto Leher.
 
Além dos campos de hóquei, o Completo também ganhou a reforma do Parque Aquático Margarida Thereza Nunes de Cunha Menezes,  o local, será utilizado para treinamento do polo aquático e do nado sincronizado.
 
As instalações fazem parte do Centro de Treinamento e Complexo Esportivo da Escola de Educação Física e Desporto da Universidade e também contam com o campo de rúgbi inaugurado no mês de março.
 
Segundo o Ministro do Esporte, Ricardo Leyser, as instalações vão dar condições para o desenvolvimento das modalidades esportivas.
 
SONORA: Ricardo Leyser, ministro do Esporte
 
“Aqui na UFRJ nós já inauguramos o campo de rúgbi e agora dois de hóquei. Esses dois de hóquei são os dois únicos da América Latina e com certeza estão entre os melhores do mundo. E a piscina para o nado sincronizado, muito moderna igual de competição. Então a comunidade acadêmica pós Jogos Olímpicos vai ter a melhor condição do mundo para o desenvolvimento”.
 
REPÓRTER: O complexo esportivo da UFRJ, parte da Rede Nacional de Treinamento, contou com investimentos de mais de R$ 61 milhões do Ministério do Esporte, após os Jogos Rio 2016,  será usado pelos acadêmicos e comunidade local.
 
O reitor da UFRJ, Roberto Leher, destaca que o complexo poderá ser usado pela comunidade para democratizar o acesso ao esporte.
 
SONORA: Roberto Leher, reitor da UFRJ
 
“Nós temos essa infraestrutura, como uma infraestrutura pública. Que pode ser utilizada nas atividades de extensão universitária também com as escolas públicas. Isso significa que crianças, a classe trabalhadora mais explorada, vivem em condições mais difíceis,  podem vir a ser beneficiários de espaços onde vão aprender a jogar o hóquei sobre grama, ou também o rúgbi, ou desenvolver na área de natação ou esportes coletivos. A universidade está contribuindo, não só para produzir o conhecimento nesta área, mas para democratizar o acesso às essas novas  modalidades de esporte.”
 
REPÓRTER:  Após os Jogos Rio 2016, as novas instalações  serão utilizada para as categorias de base, comunidade e para a formação de professores, treinadores, árbitros e gestores esportivos.

 

Reportagem, Michelle Abílio 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.