RIO 2016: Centro vai monitorar ocorrências em saúde de atletas, delegações e espectadores 24h por dia

Centro também vai atender cidades que receberem partidas de futebol olímpico

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As ocorrências em saúde dos atletas, delegações e espectadores dos Jogos Rio 2016 vão ser monitoradas 24 horas por dia, ao longo das competições olímpicas e paralímpicas. Esse trabalho vai ser feito por centros de operações instalados no Rio de Janeiro e nas cidades que vão receber as partidas de futebol olímpico, são elas, Salvador, Brasília, São Paulo, Manaus e Belo Horizonte. Essa rede fará parte do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde, apresentado nesta terça-feira, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Segundo o ministério, o centro irá monitorar as situações de risco, a demanda por atendimento, a vigilância epidemiológica e sanitária, além de coordenar respostas diante de emergências em saúde pública. Durante os jogos, profissionais de saúde vão prestar serviços médicos dentro do perímetro de segurança e atendimento externo particular a atletas e delegações. Os espectadores que precisem de remoção dos locais de competição serão atendidos no SUS, na rede municipal. Ao todo, quase 2.500 profissionais temporários vão ser contratados para reforçar o atendimento na rede federal. Cento e quarenta e seis ambulâncias vão atender as demandas. Além disso, 235 leitos vão ficar de retaguarda. Outros mil e 700 profissionais foram capacitados para situações de ameaça química, biológica, radiológica e nuclear, de acordo com o governo. Para o ministro Ricardo Barros, essas providências vão garantir que os Jogos sejam realizados de forma tranquila e segura.
 
 
SONORA: Ricardo Barro – ministro da Saúde
 
“O centro serve justamente para que a vigilância em saúde durante os jogos seja a mais eficaz e que possamos estar prontos para atender a qualquer ocorrência o mais rápido possível.
 
 
 
REPÓRTER: Os moradores do Rio de Janeiro e turistas podem utilizar o site lançado pelo ministério da Saúde, “Onde Ser Atendido” para a cidade do Rio de Janeiro. A ferramenta aponta quais as unidades médicas mais próximas do paciente que estiver fora dos locais de competição. Os aplicativos “Guardiões da Saúde” e o novo portal Saúde do viajante têm orientações para turistas estrangeiros e brasileiros com os cuidados preventivos à saúde. O programa está disponível na Play Store e também pela Apple Store e pode ser acessada pelo computador no site  guardioesdasaude.org.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.