RIO 2016: Centro de Treinamento Paralímpico será usado para aclimatação dos jogos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado às margens da Rodovia dos Imigrantes, na cidade de São Paulo, será o local usado para aclimatação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Entregue nesta segunda-feira, dia 23, ao Comitê Paralímpico Brasileiro, o espaço recebeu R$ 187 milhões do governo federal, sendo R$ 167 milhões do Ministério do Esporte, para a construção e compra equipamentos.
 
O centro será casa de 15 modalidades paralímpicas, como atletismo, basquete em cadeira de rodas, natação, esgrima, futebol de cinco, futebol de sete, entre outras. Aos poucos, as equipes começam a treinar no local. Quem conheceu o espaço nesta semana foi o nadador Clodoaldo Silva, medalha de ouro em Atenas, em 1996. Depois de conhecer a piscina do centro, ele falou sobre o avanço do esporte paralímpico nos últimos anos no país.
 
SONORA: Clodoaldo Silva, nadador paralímpico
“É muito bom a gente chegar aqui e se sentir em casa. Algo que lá atrás, nem nos meus melhores sonhos, eu ia imaginar que esse dia pudesse estar acontecendo. E hoje está. Eu fico muito feliz, porque eu comecei em uma época em que o esporte paralímpico não tinha divulgação, não tinha visibilidade, não tinha investimentos. Hoje nós temos tudo isso. Hoje, nós somos potências mundiais, indo para os Jogos Paralímpicos aqui em casa, buscando a quinta colocação no quadro geral de medalhas”.
 
REPÓRTER: O velocista Petrucio Ferreira vai disputar, pela primeira vez, uma paralimpíada. Medalha de ouro no Parapan de Toronto, em 2014, Petrucio conferiu a pista de atletismo e disse que ela não fica nada a dever às melhores pistas mundiais.
 
SONORA: Petrucio Ferreira, velocista paralímpico
“A gente vai passar a treinar aqui. Essa pista é igual a todos as pistas das grandes competições, como o mundial, agora o Rio 2016. Gostei bastante da pista e vai ajudar no desenvolvimento e no rendimento de cada um de nós, dos atletas”.
 
REPÓRTER: Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 acontecem entre os dias 07 a 18 de setembro deste ano, no rio de Janeiro. Os ingressos estão à venda pelo endereço eletrônico: rio2016.com
 
Reportagem, Michelle Abílio 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.