RIO 2016: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro é entregue nesta segunda-feira (23)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A pouco mais de 100 dias para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Comitê Paralímpico Brasileiro recebeu nesta segunda-feira (23) um dos principais legados dos Jogos Rio 2016: o Centro de Treinamento Paralímpico Brasiliero, que fica em São Paulo. O local, com mais de 90 metros quadrados, segue os padrões dos centros das principais potências paralímpicas internacionais, como China e Ucrânia, e será usado como a casa brasileira para treinamento de 15 modalidades paralímpicas. A mesatenista Bruna Alexandre conta que recentemente esteve na China e conheceu o centro de Pequim. Para a atleta, a unidade brasileira é uma grande evolução para aproximar o Brasil de potências no esporte paralímpico, como o país asiático.
 
SONORA: Bruna Alexandre, mesatenista paralímpica
 
“Eu estava na China, em Pequim, e vi que esse centro está maior e mais organizado. A China é uma grande potência mundial, mas o Brasil está chegando junto com a China. O centro paralímpico já é um grande evolução para o Brasil chegar junto com a China”.
 
REPÓRTER: A unidade está dividida em 11 setores, que englobam áreas esportivas de treinamento, hotel, centro de convenções, laboratórios, condicionamento físico e fisioterapia. Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, o centro de treinamento é um marco para o esportivo paralímpico nacional.
 
SONORA: Andrew Parsons, presidente do CPB
 
“É um sonho que se tornou realidade. O Brasil sempre fez campanhas excelentes em Jogos Paralímpicos, mas a gente tinha uma estrutura inferior aos nossos principais rivais. Hoje a gente dá um passo importante para ter a mesma estrutura. A ideia é que isso seja um legado para 2020, 2024, que isso dê uma estrutura melhor para os atletas brasileiros nestas 15 modalidades que podem ser praticadas aqui dentro e que a gente tenha resultados ainda melhores”.
 
REPÓRTER: O empreendimento recebeu investimentos de 305 milhões de reais, dos quais 187 milhões vieram do governo federal.  Além de ser a casa dos atletas paralímpicos para os treinos, o centro também será usado para competições e intercâmbios de atletas e equipes paraesportivas. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a unidade vai dar oportunidade para o surgimento de novos atletas.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
 
“Esta casa permitirá, não só aos talentos que temos hoje, mas aos talentos do futuro do nosso esporte de terem uma oportunidade de grandes conquistas e inspirar a sociedade e as pessoas”.
 
REPÓRTER: A primeira competição que será disputada no Centro Paralímpico Brasileiro será o Circuito Caixa Loterias Natação e Halterofilismo. Em agosto, o espaço será usado para aclimatação dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
 
 
Reportagem, Michelle Abílio

Receba nossos conteúdos em primeira mão.