RIO 2016: Atletas olímpicos são recebidos no Palácio do Planalto

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Após oito dias do encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, cerca de 60 atletas do Time Brasil, foram recebidos nesta segunda-feira (29.08) pelo presidente da República, Michel Temer e pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani,  no Palácio do Planalto.
Durante a cerimônia, o ministro Leonardo Picciani, reafirmou o compromisso de manter e aprimorar os programas de apoio aos esportistas tanto do alto rendimento quanto da categoria de base.
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“Reafirmar o compromisso do Governo Federal e do Ministério do Esporte de dar continuidade e aperfeiçoar os programas de preparação esportiva e de apoio aos atletas. Sejam eles os programas de alto rendimento como o Bolsa Pódio e o Bolsa Atleta e os programas de iniciação ao esporte, sobretudo nosso o cuidado com a nossa Rede Nacional de Treinamento, nosso legado.
REPÓRTER: Nesta edição olímpica, além de ter a maior delegação brasileira da história com 465 atletas, o Brasil também teve a melhor participação em olimpíadas. Os atletas brasileiros conquistaram 19 medalhas ficando na 12ª colocação no ranking geral de medalhas.
A judoca Rafaela Silva, medalha de ouro na categoria até 57 quilos, destacou a importância do benefício do Governo Federal para a conquista olímpica.
SONORA: Rafaela Silva, judô
“Foi fundamental nesta minha preparação para o Rio 2016. Como todo mundo sabe, eu fui eliminada na segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e perdi alguns patrocínios. Aí veio o projeto do Bolsa Pódio que foi fundamental para ajudar todos os atletas. E a gente conseguiu se fortalecer ainda. Em uma modalidade em que o quimono custa mil e quinhentos reais e a gente precisa de quatro quimonos em uma competição e ter essa tranquilidade de poder treinar e competir sem a preocupação de como pagar a conta é muito bom poder contar com a ajuda do governo”.
REPÓRTER: Dos 465 atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos, cerca de 80%, 358 atletas são contemplados com o Bolsa Pódio ou com o Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
Reportagem, Michelle Abílio 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.