RIO 2016: Atleta estreante nas Olimpíadas busca medalha inédita no Tiro com Arco

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: O Brasil disputa os Jogos Olímpicos Rio 2016 com um grande número de atletas que nunca estiveram em uma olimpíada. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil, o COB, aproximadamente 60% da delegação brasileira vai participar do megaevento esportivo pela primeira vez.
 
 É o caso do arqueiro Bernardo de Oliveira, de 23 anos. Ele é de Brasília, trancou a faculdade de Engenharia Mecânica para se dedicar exclusivamente aos treinos e vai brigar pela medalha inédita no Tiro com Arco.
 
Bernardo recebe o maior programa mundial de incentivo ao esportista: o Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Contando os dias para abertura dos jogos, em 5 de agosto, ele fala o sentimento e expectativas às vésperas do evento.
 
 SONORA: Bernardo de Oliveira, atleta do Tiro com Arco
 
“Curtir esse momento, porque está sendo muito bom e a cada dia que passa vai ser cada vez melhor. E tentar fazer o melhor. O nosso principal objetivo é ganhar uma medalha, independentemente de qual for, porque isso vai representar muito para o Tiro com Arco no Brasil”.
 
 REPÓRTER: O atleta acredita que a maior chance de o Brasil conquistar a medalha olímpica na modalidade será por equipe. Além de Bernardo, fazem parte do trio masculino: Marcus Vinicius d’Almeida e Daniel Xavier. O mesmo time que conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015. Bernardo destaca o entrosamento da equipe.
 
 SONORA: Bernardo de Oliveira, atleta do Tiro com Arco
 
“Acho que o espírito que a gente tinha muito lá no Pan, e está tentando manter, é que a gente pode contar muito um com outro. A gente não precisa ter um super-herói salvando a equipe, a gente só precisa ter os três confiando um no outro, fazendo o que sabe fazer. Desse jeito a gente chega longe”.
 
 REPÓRTER: A estreia do Tiro com Arco nos Jogos Olímpicos vai ser dia 6 de agosto. As provas serão realizadas no Sambódromo e as finais, tanto no individual quanto por equipe, acontecem no dia 12 de agosto.

 

 Reportagem, Michelle Abílio

Receba nossos conteúdos em primeira mão.