RIO 2016: A 100 dias dos Jogos Paralímpicos, atletas vivem expectativa de arquibancadas lotadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O mais famoso estádio de futebol brasileiro, o Maracanã, recebe no dia 7 de setembro a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Antes mesmo de o evento começar, o país já tem o que comemorar, pois vai participar com a maior delegação brasileira da história dos Jogos Paralímpicos, contando com a presença de 260 a 280 atletas em 22 modalidades. São atletas experientes, que acumulam muitas medalhas em suas carreiras, mas há, também, aqueles que vão participar de uma paralimpíada pela primeira vez.
 
É o caso do velocista paraibano Petrúcio Ferreira, de apenas 19 anos de idade. No ano passado, nos jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, ele conquistou a medalha de ouro nos 100 metros rasos. Faltando 100 dias para o evento no Rio de Janeiro, Petrúcio fala sobre a expectativa de ver as arquibancadas lotadas.
 
SONORA: Petrúcio Ferreira, velocista paralímpico
“Estou bastante ansioso. Vai ser a minha primeira paralimpíada e, além de tudo, será em casa, no Brasil, contando com a torcida de todos. Minha mãe não estava querendo ir, porque não quer viajar de avião, mas vou fazer de tudo para levá-la”.
 
REPÓRTER: Mais experiente que Petrúcio, o nadador Clodoaldo Silva, já participou de quatro Jogos Paralímpicos. Só em 2004, em Atenas, o atleta conquistou seis medalhas de ouro. Conhecido como “Tubarão Paralímpico”, Clodoaldo convida a torcida para participar dos jogos no Rio.
 
SONORA: Clodoaldo Silva, nadador paralímpico
“Faltando 100 dias para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro - a abertura será no dia 7 de setembro - estou aqui por um motivo muito especial. Para convidar a todos a irem a todas as modalidades, para assistir não coitadinhos, não deficientes, mas pessoas que se superam a cada dia. E tenho certeza: não vamos prometer medalhas, mas muita garra, muita dedicação, muita obstinação. E você só vai ver, se estiver lá. Então, estão todos convidados”.
 
REPÓRTER: Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 terminam no dia 18 de setembro. Os ingressos para o evento podem ser comprados pela internet, no portal Rio 2016. O endereço é: rio2016.com/ingressos
 
Reportagem, Michelle Abílio 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.