REVEZAMENTO: Pelotas é a 15ª cidade do Rio Grande do Sul a receber Tocha Olímpica

Trajeto tem oito quilômetros de extensão

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O revezamento da Tocha Olímpica chega à décima quinta cidade do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (6), quando o símbolo passar por Pelotas. A cidade vai receber a chama olímpica que vai vir de São Sapé, Caçapava do Sul, Canguçu e Rio Grande. Previsto para começar por volta das sete da noite, o percurso tem oito quilômetros de extensão e vai sair do nono Batalhão de Infantaria Motorizado, na Avenida Duque de Caxias. Um dos 40 condutores em Pelotas é Gustavo de Andrade, de 26 anos. Gustavo é praticante de esportes desde a infância, porém aos 18 anos de idade, o recém formado em enfermagem encontrou um obstáculo que quase o forçou a parar com as práticas esportivas. Uma fratura no fêmur quase comprometeu a movimentação da perna direita, mas graças ao esporte, o praticante de atletismo e natação conseguiu se recuperar e fortalecer a perna sem nenhuma seqüela. Gustavo detalha o que acredita ser o espírito olímpico e diz o que espera que a passagem da tocha cause nas pessoas.
SONORA: Gustavo, enfermeiro
“A Tocha Olímpica tem uma série de sinônimos. Ela representa coisas boas, representa um tempo de paz, amor, união. A gente tem que olhar as Olimpíadas e a passagem da Tocha Olímpica como uma coisa boa. A gente tem que ver pelo lado positivo e aproveitar tudo de bom que ela pode nos trazer”
REPÓRTER: Para comemorar esse momento, à partir das quatro e meia da tarde, uma programação com apresentações musicais e culturais vão animar os espectadores da passagem no Mercado Central, ponto final do percurso da chama. O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, exalta o sucesso da passagem da tocha pelas cidades e os sentimentos que compõe o espírito olímpico.
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos devemos defender.”
 
REPÓRTER: Com o objetivo de impulsionar o esporte em Pelotas, o Ministério do Esporte patrocina nove atletas nascidos no município com o incentivo do Bolsa Atleta, investimento de 122 mil reais por ano. Outros dois atletas recebem o incentivo do Bolsa Pódio, de 192 mil reais anuais, entre eles, Gracielle Hermann, atleta da natação que garantiu vaga para os 50 metros livre nos Jogos Rio 2016 com o índice feito em Abril deste ano. Na quinta-feira (7) é a vez de São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba e Porto Alegre participarem do revezamento da Tocha Olímpica

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.