REPÓRTER OLÍMPICO: Robson garante o bronze no boxe; Brasil vence no vôlei de praia; Rafael perde para Teddy no judô

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O pugilista Robson Conceição já garantiu o bronze para o Brasil. Por decisão unânime, o peso-leve venceu o atleta do Uzbesquistão, Hurshid Tojibaev. Agora, Robson enfrenta o número do um do mundo, o cubano Lazaro Alvarez. O confronto acontece neste domingo, ao meio dia e meia.
 
Não tem tempo ruim para a dupla Agatha e Bárbara, do vôlei de praia. Com velocidade e muita eficiência, as brasileiras venceram as chinesas Wand e Yue, por dois sets a zero. O jogo durou apenas 42 minutos e as meninas se classificaram com folga para as quartas de final. A disputa por uma vaga na semifinal será contra a dupla vencedora do confronto entre a Rússia e a Espanha. A partida acontece no domingo, dia 14.
 
Força, agilidade e muita vontade. A judoca Maria Suelen tinha tudo e fez o máximo, mas perdeu na estreia no judô na categoria mais de 78 quilos. A brasileira foi eliminada pela coreana Kim Minjeong. Agora, o sonho de conquistar uma medalha olímpica precisou ser adiado para Tóquio 2020. A derrota para a sul-coreana na Arena Carioca 2 encerrou a participação das brasileiras no judô da Rio 2016.
 
Era um resultado previsível. O peso pesado Rafael Silva não conseguiu ganhar do francês Teddy Riner no judô. Agora invicto há 110 lutas, o mito Teddy venceu a luta por Wazari. A partir das três e meia da tarde, Rafael encara o holandês Roy Meyer. Se vencer, vai lutar pelo bronze contra o perdedor da segunda semifinal.
 
A Etiópia manteve a tradição e levou o ouro no atletismo. A atleta Almaz Ayana ganhou a corrida dos 10 mil metros feminino. Mesmo sendo praticamente uma estreante, ela já entrou na prova como favorita. Logo na primeira disputa de medalhas no Estádio Olímpico do Rio, Ayana fez muito mais do que conquistar o lugar mais alto do pódio. A etíope arrasou na prova de bateu o recorde mundial em 29 minutos, 17 segundos e 45 centésimos.
 
Os brasileiros bem que tentaram o quinto lugar na esgrima, mas não foi dessa vez. O trio brasileiro ensaiou uma recuperação espetacular no fim do confronto, mas acabou derrotado pela China, por 43 a 41. Os brasileiros deixaram o estádio ovacionados pelos torcedores.
 
Depois de um atraso por causa da chuva, as partidas de tênis já começaram e estão a todo vapor. O atual campeão olímpico Andy Murray enfrenta Steve Johnson pelas quartas de final do simples, na quadra 1. Petra Kvitova, da República Tcheca, e Monica Puig, de Porto Rico, já estão no fim do primeiro set. A próxima partida é uma das mais esperadas desta sexta-feira (12): o brasileiro Thomaz Belucci enfrenta o "Touro Miúra", o espanhol Rafael Nadal, também pelas quartas de final.
 
Mesmo com a conquista do bronze no judô, o Brasil caiu uma posição no quadro geral de medalhas e está agora em 21° lugar. Estados Unidos segue na liderança, com 38 medalhas, sendo 16 de ouro. A China mantém a segunda posição, com 30. Em terceiro está o Japão, com 22 medalhas.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.