Produtores do Centro-Sul do país devem ficar precavidos com as primeiras chuvas previstas para segunda quinzena de setembro

Somente no final de outubro que as chuvas ocorrerão com mais frequência, segundo o INMET

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O produtor rural que vive no Centro-Sul do país deve ficar atento com as primeiras chuvas previstas para a segunda quinzena de setembro e ter prudência com o plantio. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, até o dia 20 de setembro, as chuvas devem voltar para a região Sul do país e para o Sul do Mato Grosso do Sul. É o que explica a meteorologista consultora do INMET, Ingrid Peixoto.

"As primeiras chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo. Geralmente, ocorrem durante o período da tarde devido a interação entre o calor e a umidade ou ainda subida de frentes frias. É importante mencionar que, a despeito da baixa confiabilidade da previsão sazonal durante o período de transição, ou seja, setembro e outubro, as análises realizadas indicam possibilidade de atraso do início da estação chuvosa no decorrer do trimestre setembro, outubro e novembro, ou seja, não teremos uma regularidade no padrão chuva ao longo deste período."

Segundo ela, as chuvas que vão chegar ao Sul poderão ajudar, e muito, os produtores, mas isto deve ser um pouco mais difícil de acontecer na parte Norte do país. Por conta disso, ela orienta sempre atualizar esta previsão e sempre que possível, procurar os centros do INMET, afinal, somente no final de outubro, será possível afirmar com 90% de certeza, que as chuvas ocorrerão com mais frequência. Os produtores que estiverem interessados em saber mais sobre as condições climáticas, devem ligar para os telefones: (61) 21024700 ou (61) 21024699 ou acessar o site www.inmet.gov.br.

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.