PREVIDÊNCIA: Reforma completa 50 dias na “gaveta” da Câmara dos Deputados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Reforma da Previdência vai completar, nesta quarta-feira (28), 50 dias de atividades paralisadas. Desde o dia nove de maio, quando o texto final foi aprovado na Comissão Especial que discutia o tema, a reforma da Previdência aguarda para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados.
 
Acontece que por conta da crise política enfrentada pelo governo Federal, os deputados da base aliada do presidente Temer ainda não conseguiram reunir forças suficientes para levar a reforma à votação. É que para passar a valer, a reforma da Previdência precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, por pelo menos 308 deputados, em cada turno de votação.Após a aprovação dos deputados, o texto da reforma da Previdência ainda deve ser analisado no Senado, onde o tema já é discutido entre os parlamentares.

O senador Garibaldi Alves, do PMDB potiguar, que é ex-ministro da Previdência, lembra que, enquanto a reforma está parada na Câmara dos Deputados, o rombo nas contas da aposentadoria dos brasileiros continua aumentando. Ele pede agilidade na tramitação da reforma.
 
TEC/SONORA:  Garibaldi Alves, senador (PMDB-RN)
 
“A crise que se abateu sobre o país fez com que o trabalhador passasse a viver dias de desemprego. Não está havendo contribuição e o déficit está aumentando e nós não podemos ficar contemplando esse cenário. Nós temos que atuar”.
 
LOC: De acordo com previsões do governo Federal, o déficit da Previdência pode ser superior a 180 bilhões de reais neste ano. A expectativa da base governista no Congresso era de aprovar a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados até o mês de julho. O deputado Federal, Espiridião Amin, do PP catarinense, no entanto, não acredita que a reforma da Previdência seja aprovada na Casa ainda neste semestre.
 
TEC/SONORA: Deputado Federal, Esperidião Amin, PP-SC
 
“Infelizmente, o governo hoje tem outras prioridades. A primeira é a sobrevivência e o meu medo é que o governo sobreviva na UTI, com transfusão de sangue, com oxigênio. Então, sem condições de pensar em outras coisas. Esse é o meu medo”.
 
LOC: Se aprovada, a reforma da Previdência vai determinar que os homens passem a se aposentar com 65 anos e as mulheres com 62 anos, após contribuírem por 25 anos, no mínimo.
 

 

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.