PREVIDÊNCIA: Mudanças no sistema podem ajudar na recuperação financeira do Rio, afirma deputado carioca

Deputado Otávio Leite explica o que pensa sobre Reforma da Previdência e com a proposta pode ajudar o estado do Rio de Janeiro. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 LOC.: O Rio de Janeiro é um dos estados mais afetados pelo déficit da Previdência. O prejuízo no sistema de aposentadorias está entre 13% e 19% da Receita Corrente Líquida. As informações constam em um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, que analisou as contas previdenciáriasno período entre 2006 e 2015.
 
Para Otávio Leite, deputado Federal pelo PSDB carioca, se a reforma da Previdência for aprovada, os beneficiários do sistema vão poder ficar mais tranquilos. Isso porque, na avaliação do parlamentar, as aposentarias e pensões atrasadas vão ter maiores chances de serem quitadas.
 
TEC./SONORA: Otávio Leite, deputado Federal (PSDB-RJ)
“O Rio de Janeiro tem o maior número de aposentados, servidores públicos do país. Então é preciso que esses tenham tranquilidade de que país terá recursos suficientes quitar o que lhes já é de direito. Então a reformulação do sistema previdenciário, primeiro assegurar para quem já está aposentado, que haverá dinheiro para prosseguir recebendo. E os que vão se aposentar, também.”
 
LOC.: Entre as novidades da reforma da Previdência, está a que estabelece a idade mínima para se aposentar. Para conseguir o benefício, os homens precisam ter 65 anos de idade e as mulheres 62. E o tempo de contribuição mínima passa a ser de 25 anos.
 
O economista do Departamento de Assuntos Fiscais e Sociais do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima, afirma que as mudanças no sistema de aposentadorias são necessárias. Para ele, o prejuízo na Previdência pode aumentar ainda mais se não houver reforma.
 
TEC./SONORA: Arnaldo Lima, economista do Departamento de Assuntos Fiscais e Sociais do Ministério do Planejamento
 
“Os maiores benefícios, na verdade são para a nossa população como um todo. Nós hoje temos um déficit previdenciário. Por quê? Incluímos 14,6 milhões de pessoas nos últimos 17 anos, aumentamos o valor do benefício de 274 para mil e 200 reais nesse período e a duração do benefício aumentou em quatro anos. Ou seja, estamos incluindo mais pessoas, por mais tempo, com um valor maior, O que ajuda aquela pessoa nos momentos de dificuldade a ter uma proteção maior, do que simplesmente por outras políticas públicas.”
 
LOC.: O texto da reforma da Previdência ainda vai passar por votação no plenário da Câmara. Para seguir à análise do Senado Federal, pelo menos 308 deputados precisam votar a favor do parecer, em dois turnos.
 
Reportagem, Marquezan Araújo
 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.