REPÓRTER: A Tocha Olímpica encerra a sua passagem pelo estado do Paraná nesta sexta-feira (15). Na programação do dia estão as cidades de Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo e por último, Ponta Grossa. Para encerrar o roteiro, o revezamento em Ponta Grossa vai ser feito em duas etapas. Primeiro, às quatro da tarde, a tocha vai percorrer 800 metros no Parque Estadual Vila Velha. Depois, no Paço Municipal David Fedeermann, o revezamento pelas ruas da cidade começa às cinco e meia da tarde. Ao todo, o percurso terá por volta de 12 quilômetros e meio. 65 pessoas foram escolhidas para participar do evento com a tocha no município. Entre eles o policial aposentado Gentil Custódio de Melo, de 65 anos de idade. Aos 18, Gentil começou a praticar o atletismo e logo se apaixonou pela modalidade. Como competidor, o ex-policial participou de provas como São Silvestre, Jogos Abertos e oito campeonatos mundiais. Depois de quase quarenta anos como atleta de competição, Gentil fala sobre a emoção de poder participar do revezamento da tocha.
SONORA: Gentil Custódio de Melo – ex-policial e corredor
“A tocha é um símbolo mundial. Eu acho que é uma coisa que todas as pessoas, não só atletas, sonham em participar, poder conduzir a tocha. E eu fui um felizardo de ser indicado. Eu estou muito feliz por isso”
REPÓRTER: O revezamento vai acabar no Parque Ambiental Governador Manoel Ribas. No local, atrações musicais vão garantir a diversão dos espectadores. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, Ponta Grossa também entrará no clima olímpico com a passagem do maior símbolo dos jogos.
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos devemos defender.”
REPÓRTER: No sábado (16), a tocha segue para o estado de São Paulo, e vai cruzar as cidades de Castro, Itararé, Itapeva, Capão Bonito e Itapetininga, no interior do estado.
Reportagem, Raphael Costa