POLÍTICA: Sessão que define se Dilma vai a julgamento no Senado pode avançar a madrugada

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os senadores devem passar toda a terça-feira (9) na sessão em que vai ser decidido se a presidente afastada, Dilma Rousseff, vai ser ou não levada a julgamento final no Senado por crime de responsabilidade. A sessão será comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e pode avançar a madrugada desta quarta-feira (10).
 
O primeiro a falar será o relator do processo de impeachment, senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais. É necessária a presença de pelo menos 41 senadores em plenário para que aconteça a votação. A decisão final, pela realização do julgamento ou pelo arquivamento do processo, será de acordo com o voto da maioria dos presentes.
 
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal montou um esquema para a votação. O perímetro em torno da Câmara e do Senado estará todo cercado por policiais militares. Desta vez, a Esplanada dos Ministérios não vai estar dividida por um muro. A separação de manifestantes pró e contrários ao impeachment ficará a cargo de 200 policiais legislativos. A estimativa é a de que cinco mil pessoas estejam em frente ao Congresso Nacional para acompanhar a votação.
 
Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.