POLÍTICA: Pedido de impeachment contra Dilma entra em fase final

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O processo de impeachment contra a presidente afastada, Dilma Rousseff, continua tramitando no Senado Federal. Apesar de não haver nenhuma reunião marcada para a Comissão do Impeachment nesta semana, alguns eventos importantes acontecem na Casa.
 
Nesta terça-feira (12), os autores da denúncia de crime de responsabilidade devem entregar as alegações finais na fase intermediária do processo. Na quarta (13) começa o período de 15 dias para que a defesa de Dilma entregue as alegações finais a favor dela. O colegiado já colheu depoimentos de testemunhas, solicitou documentos para elaboração de provas, fez perícias e ouviu a defesa de Dilma Rousseff.  
 
A comissão só volta a se reunir no dia 2 de agosto, para que o relator do processo de impeachment no Senado, Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, apresente o relatório final. Se o documento do parlamentar tucano concluir que a denúncia de crime de responsabilidade é procedente e o plenário principal do Senado aprovar o parecer, por maioria simples, Dilma Rousseff será levada a julgamento na própria Casa.
 
A expectativa é a de que o julgamento final ocorra entre os dias 25 e 26 de agosto. Dependendo do resultado da votação, ou o processo vai ser arquivado, ou Dilma perderá definitivamente o mandato.
 
Reportagem, Bruna Goularte 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.